terça-feira, outubro 31

CPRM participa de semana acadêmica de Geologia da Unisinos que homenageou Eduardo Camozzato

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) participou entre os dias 23 e 27 de outubro da 15ª Semana Acadêmica de Geologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo, com a realização de palestras, minicursos e da exposição Matemática dos Cristais. O evento teve objetivo de difundir os conhecimentos geológicos trazendo temas da atualidade e assuntos que a grade curricular da graduação não contempla para discussão dos estudantes, sendo organizado pelos alunos do Diretório Académico de Geologia (DAGEO). O evento também contou com uma homenagem ao ex-aluno, professor e superintendente regional de Porto Alegre da CPRM, geólogo Eduardo Camozzato, falecido no dia 20 de outubro.

Geólogo, superintendente e professor Eduardo Camozzato

A participação da CPRM, por meio de pesquisadores em geociências, teve destaque na programação com as palestras Evolução da Geologia no RS através dos mapas (Dr. Jorge Laux), Mineração e Uso de Materiais na Construção Civil na região da Grande Florianópolis (geóloga Simone Zwirtes), O Caminho da Mina (MSc José Luciano Stropper) e Potencial de Terras Raras no Brasil (Dr. Lucy Takehara), o minicurso Como Redigir e Ilustrar Textos em Geociências (MSc. Andrea Sander) e a exposição Matemática dos Cristais (MSc. Andrea Sander).  

A estudante do 8º semestre de Geologia da Unisinos, estagiária da CPRM e integrante da Comissão Organizadora da 15ª Semana Acadêmica de Geologia da Unisinos, Caroline Modica Custódio, destacou a importância da participação da CPRM, que foi efetiva para que o evento ocorresse, com a participação de diversos profissionais, além do apoio à ação beneficente de coleta de alimentos para doação para o Centro de Triagem da Vila Pinto, uma cooperativa de catadores da cidade de Porto Alegre.

Caroline relatou a homenagem ao Prof. Eduardo Camozzato realizada pelos alunos com intuito confortar os amigos e familiares, demonstrando a união da família geológica, a importância que ele teve na vida dos alunos e principalmente para agradecer por todos os ensinamentos. Uma retrospectiva de fotos do Eduardo Camozzato na Unisinos, um vídeo em agradecimento ao mestre e a leitura de um texto demonstrando o sentimento dos alunos e relatos de histórias engraçadas do professor foram realizados. Também foram entregues flores à família e promovido um piquenique no Diretório Acadêmico para apresentar o DAGEO à família, já que o ele foi o 1° presidente e o criador do símbolo em 1973. Na homenagem, estavam presentes a esposa, a mãe, o irmão e o sobrinho do professor.


Nos últimos meses de vida o professor Camozza, como era carinhosamente chamado pelos estudantes, estava bastante envolvido com a 15ª Semana Acadêmica de Geologia, onde iria palestrar em dois horários e dar um dos minicursos. Ele auxiliou na organização do cronograma com diversas ideias de palestrantes, convidou alguns amigos e a abertura seria realizada pelo próprio, no dia 23 outubro, às 17h30, horário quando foi realizada a homenagem. Como a Caroline destacou: “O professor Camozzato era muito mais que um professor, ele era amigo e um pai para muitos, estava sempre em volta dos alunos, amava estar no meio da folia, ensinava geologia como ninguém, conseguia tornar o complexo da ciência em simples, gostava de ensinar e de ajudar, tinha prazer em dar aula, tinha brilho nos olhos quando o assunto era geologia. Queria mais que ensinar futuros geólogos queria ensinar curiosos. O seu jeitão brincalhão e "serelepe" cativou a todos em demasia e claro como todo pai ele também sabia xingar, puxar orelha e dar conselhos, mas adorava falar uma bobagem para descontrair. Com toda certeza fará muita falta”.

Alunos acompanham homenagem ao professor Camozzato na abertura da Semana Acadêmica

Eduardo Camozzato participa da primeira saída de campo do curso de Geologia da Unisinos em 1972
Dr. Jorge Laux, um dos pesquisadores em Geociências da CPRM palestrante na Semana Acadêmica de Geologia da Unisinos