sexta-feira, julho 7

Em reunião do Comitê da Cadeia Produtiva da Construção Civil da Bahia, CPRM apresenta pesquisas e discute demandas do setor

Membros do comitê e da CPRM presentes na reunião

A CPRM, em reunião do Comitê da Cadeia Produtiva da Construção do Estado da Bahia, representada pela Superintendência de Salvador (SUREG-SA), foi convidada para apresentar trabalhos relacionados à pesquisa de materiais para construção civil nas regiões metropolitanas de Salvador, Aracaju, Feira de Santana, Itabuna-Ilhéus e Vitória na Conquista. O encontro aconteceu na tarde do dia 19 de junho, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), também em Salvador-BA.

Na oportunidade, Marco Antônio Gomes Advíncula e Silva (GERIDE-SA), Cimara Monteiro (GEREMI-SA) e José Carlos Gonçalves (DIMINI) representaram a CPRM. Durante o evento, o Gerente de Relações Institucionais e Desenvolvimento fez uma apresentação geral da empresa mostrando as principais atividades executadas e em seguida o pesquisador José Carlos apresentou os avanços obtidos pelos projetos empreendidos na Bahia e Sergipe. Esses, voltados ao abastecimento de materiais para construção civil das regiões metropolitanas de Salvador, Aracaju, Feira de Santana, Itabuna-Ilhéus e Vitória na Conquista.
José Carlos Gonçalves, responsável técnico pela execução dos trabalhos, ressaltou a importância do momento para ouvir e discutir demandas de diversos campos da construção, o que permitirá direcionar os trabalhos da Divisão de Rochas e Minerais Industriais (DIMINI) para fomentar o crescimento do setor.
A vice coordenadora do Comitê e representante do Sindicato das Indústrias de Produtos Químicos para Fins Industriais e de Produtos Farmacêuticos do Estado da Bahia (QUIMBAHIA), Arlene Vilpert, destacou a necessidade do uso de carbonatos na fabricação de tintas e insumos. Atualmente, esses materiais são importados para quase 100% do Espírito Santo, onde o valor do frete é três vezes mais que o próprio produto.
“Demandas como essa, viabilizam a existência de projetos como o ‘Calcários da Bahia’, atualmente paralisado para revisão de objetivos. Novos projetos serão elaborados e/ou reformulados a partir das necessidades discutidas com o setor”, afirma a gerente de Geologia e Recursos Minerais, Cimara Monteiro.

De acordo com Marco Advíncula, gerente de Relações Institucionais e Desenvolvimento, essa primeira aproximação do setor é extremamente necessária e será intensificada para que a CPRM possa produzir trabalhos que, indiretamente, permitam e incentivem o crescimento econômico e desenvolvimento social do estado.

O pesquisador José Carlos Gonçalves (DIMINI) apresentando os projetos sobre matérias de construção

Além da QUIMBAHIA, a reunião contou com a presença de representantes do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (SINDUSCON), Sindicato das Indústrias de Cerâmica para Construção e Olaria do Estado da Bahia (SINDICER), Sindicato da Indústria de Mineração de Pedra Britada do Estado da Bahia (SINDIBRITA), Sindicato da Indústria de Mineração de Calcário, Cal e Gesso no Estado da Bahia (SINDICAL), Sindicato das Indústrias de Serrarias, Carpintarias, Tanoarias e Marcenarias de Salvador, Simões Filho, Lauro de Freitas, Camaçari, Dias d´Ávila, Santo Antônio de Jesus, Feira de Santana e Valença (SINDISCAM), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Serviço Social da Indústria (SESI).


Assessoria de Comunicação 
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br 
(61) 2108-8400