sexta-feira, maio 12

Museu de Ciências da Terra realiza programação especial durante a 15ª Semana de Museus


O museu possui cerca de 7 mil amostras de minerais brasileiros
e estrangeiros, além de 12 mil rochas, meteoritos e fósseis


O Museu de Ciências da Terra (MCTer) promoverá de 16 a 21 de maio uma programação especial com diversas atividades culturais gratuitas. Entre elas, destaca-se a exposição: Imaginário - Ficção, Ciência e Realidade, que apresenta temas de ficção científica presentes no cinema e na literatura pelo olhar da ciência. A exposição abordará as seguintes histórias controversas: Como é o centro da Terra? Como surgiu a vida na Terra? Como se explica a Evolução Humana? Como seriam os animais extintos há milhões de anos?



Também serão realizadas oficinas de pintura, dinâmicas em grupo, exibição de painéis explicativos, figuras e vídeos e a mostra do acervo permanente, que contém fósseis e esqueletos.

Com a participação do MCTer na Semana dos Museus, espera-se um aumento expressivo no número de visitantes, uma maior popularização das geociências e promover mediação entre a ciência e público. “Buscamos mostrar que tanto a ficção quanto a ciência são fascinantes, nos revelam mistérios e nos ajudam a entender um pouco mais sobre a nossa realidade. Uma realidade que é sempre muito controversa”, destaca o paleontólogo do MCTer, Rodrigo Machado.

A 15ª Semana Nacional de Museus, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), tem o objetivo de celebrar o Dia Internacional de Museus, comemorado em (18/5). O tema da edição deste ano é “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”.

O MCTer está localizado na Avenida Pasteurs, nº 404, 2º andar, na Urca. O horário de funcionamento é das 10h às 16h. Em caso de dúvidas e mais informações, entre em contato com o MCTer por intermédio do e-mail: mcter@cprm.gov.br ou ligue para (21) 2295-7596 / (21) 2546-0257.


Assessoria de Comunicação 
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br 
(61) 2108-8400