segunda-feira, maio 8

Geóloga da CPRM apresenta estudo para uso agronômico de materiais descartados pela cadeia produtiva de gemas e joias

Geóloga Magda Bergmann apresenta o livro lançado na Exposol com pesquisa da CPRM

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) esteve representado na Feira Internacional de Pedras Preciosas (Exposol), em Soledade, evento anual que é referência no comércio de gemas do Rio Grande do Sul (RS) e do restante do Brasil. A atividade ocorreu na última sexta-feira, dia 28, no Museu da Pedra Egisto Dal Santo, no Parque de Eventos Centenário Rui Ortiz, como parte da programação da 6ª Mostra de Pesquisas, Produtos e Tecnologias Aplicadas ao Arranjo Produtivo (APL) de Gemas e Joias do RS, que ocorreu em paralelo às atividades da 6ª edição da Exposol.

Publicação lançada na Exposol, em Soledade

Na mostra, que tem o objetivo de reunir as pesquisas relacionadas ao APL de Gemas e Joias do Estado, a geóloga e pesquisadora Magda Bergmann apresentou o trabalho “Caracterização Litoquímica e Petrográfica de Riodacitos Vítreos Mineralizados com Ametista no RS: Possíveis Fontes de Potássio e Multinutrientes para Remineralização de Solos”. O trabalho compõe ainda o livro “Ações Aplicadas à Cadeia Produtiva de Gemas e Joias do Rio Grande do Sul”, lançado na feira.

Geóloga da CPRM, Magda Bergmann, durante palestra na mostra APL Pedras, Gemas e Joias


A iniciativa busca fortalecer as pesquisas na região do APL de Pedras, Gemas e Joias, que é localizada no Planalto Médio, em área central do RS. A região é destaque por possuir grande incidência de gemas preciosas, predominando geodos, contendo ametista e ágata. O RS é considerado o maior produtor mundial desses minerais, em qualidade e em volume.

Assessoria de Comunicação 
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br 
(61) 2108-8400