quinta-feira, março 16

CPRM e Universidade de Warwick discutem parceria na área de gestão de desastres naturais


Reunião entre os representantes da CPRM e Universidade de Warwick

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e a Universidade de Warwick, Reino Unido, reuniram-se no dia 8 de março, no Rio de Janeiro, para dar continuidade à discussão sobre futura cooperação na esfera de monitoramento de áreas de risco geológico e resiliência urbana. A proposta de estruturar projeto conjunto Brasil-UK foi desenvolvida por ocasião do workshop “UK Brazil Interdisciplinary Workshop on Leveraging Big Data and Crowdsourcing to support Disaster Risk Management and Improve Urban Resilience”, realizado em outubro de 2014, em Warwick, com a participação das pesquisadoras da CPRM, Juliana Moraes e Patrícia Jacques. O projeto foi submetido ao fundo de financiamento britânico EPSRC (Engineering and Physical Sciences research Council) no âmbito do Global Challenges Research Fund.


O objetivo principal da pesquisa é utilizar os dados e informações relacionadas a riscos geológicos, provenientes das mídias sociais e da população em geral e armazená-las em uma base de dados, que depois de homologadas seriam disponibilizadas ao público. A ideia é desenvolver também um aplicativo para dispositivos móveis.

A parceria fundamenta-se no Memorando de Entendimento CPRM -Serviço Geológico Britânico (BGS), firmado em 2014.  A cooperação com a comunidade geocientífica britânica, que tem como foco o Monitoramento de Riscos no Nível da Comunidade, complementará o ciclo do estudo na área de desastres naturais, cujo tema Mapeamento de Áreas de Risco, encontra-se em pleno desenvolvimento pela exitosa cooperação Brasil-Japão, financiada pela Japan International Cooperation Agency (JICA).


Organizado pela Assessoria de Assuntos Internacionais, o evento contou com a presença do diretor de Relações Institucionais e Desenvolvimento, Dr Esteves Colnago, que, em nome da CPRM, apresentou as boas-vindas à missão britânica. Participaram da reunião também técnicos do Departamento de Gestão Territorial e do Departamento de Informações Institucionais.

Assessoria de Comunicação Serviço
Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br 
(61) 2108-8400