sexta-feira, março 24

CPRM e JICA promovem semana de eventos técnicos no Rio de Janeiro



Entre os dias 15 a 17 de março, o Escritório do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) do Rio de Janeiro promoveu semana de eventos técnicos do Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos em Desastres Naturais (Projeto Gides). A finalidade do evento foi dar continuidade à elaboração do Manual de Mapeamento de Perigo e Risco a Movimentos de Massa.


As atividades tiveram início no dia 15 com encontro que reuniu CPRM, Japan International Cooperation Agency (JICA) e representantes dos municípios-pilotos para discutir a evolução da escrita e a aplicabilidade prática do Manual de Mapeamento de Perigo e Risco a Movimentos de Massa. A CPRM foi representada pelos geólogos Pedro Augusto Pflatzgraff, Maria Emilia Radomski Brenny e Thiago Dutra dos Santos, que iniciaram a reunião com a apresentação da nova versão do manual. Posteriormente, o geógrafo da Prefeitura de Blumenau, Gerson Lange Filho, apresentou a evolução dos seus trabalhos de mapeamento de risco geológico baseados na aplicação do manual de mapeamento que a CPRM, em parceria com a JICA, está desenvolvendo. Em seguida, a Prefeitura de Nova Friburgo, representada pela arquiteta Viviane Melo e os geólogos Lucas Pinheiro e Pedro Peregrini apresentaram o andamento dos mapeamentos de risco nas áreas piloto do município de Nova Friburgo. O município de Petrópolis ficou impossibilitado de participar do evento, devido à ocorrência de fortes chuvas que castigaram a cidade um dia antes do encontro. A CPRM e a JICA, que estava representada pelos Srs. Takao Yamakoshi, Hideaki Mizuno e Fumiaki Akazawa, ouviram as dificuldades e sugestões que os municípios-piloto relataram para melhorias no manual.

No dia 16, foi realizada visita de campo no município de Duque de Caxias, com a finalidade de conhecer o local onde ocorreu evento de fluxo de detritos que destruiu parcialmente a localidade de Mantiquira, no distrito de Xerém no ano de 2013. Participaram desta visita, representantes da Defesa Civil de Duque de Caxias, CPRM e JICA.



No dia 17, a JICA, com parceria da CPRM, promoveu o Seminário sobre Modelos Numéricos para Fluxo de Detritos. Este seminário ocorreu no Salão Nobre do escritório do Rio de Janeiro com transmissão para as Suregs de todo o Brasil e reuniu palestrantes do Brasil e Japão, e público composto por profissionais da área acadêmica, UERJ, PUC – RJ, UFRJ, EURJ, técnicos do DRM, GeoRio, CPRM e funcionários dos municípios de Blumenau e Nova Friburgo. A abertura do evento ocorreu com as boas-vindas do chefe do Departamento de Gestão Territorial, Jorge Pimentel. Posteriormente, o geólogo e professor da UFRJ, Dr. Nelson Fernandes, iniciou as apresentações do seminário com a palestra sobre Fluxos de Detritos no Brasil. Em seguida, os consultores japoneses iniciaram suas apresentações. O Dr. Fumiaki Akazawa apresentou “Modelos Matemáticos de Erosão e Deposição de Fluxos de Detritos e sua Aplicação Prática”. O Dr. Hideaki Mizuno falou sobre “Modelos Numéricos para Simulação do Movimento de Fluxos de Detritos e Respectivas Propriedades Matemáticas” e o Dr. Masato Kobiyama fez a apresentação final sobre “Análise de Sensibilidade do Modelo Kanako 2D e sua potencialidade de aplicação no Brasil”.


Assessoria de Comunicação 
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br 
(61) 2108-8400