terça-feira, janeiro 24

Otto Bittencourt é o novo Presidente do Conselho de Administração da CPRM

    Bittencourt possui quatro décadas de experiência e ingressou na CPRM nos anos 70, ao longo de sua carreira ocupou diversos cargos públicos ligados à mineração

Rio de Janeiro - O presidente da República, Michel Temer, designou o geólogo Otto Bittencourt Netto, para exercer o cargo de Presidente do Conselho de Administração da CPRM. A nomeação foi divulgada no Diário Oficial da União na última sexta-feira, 20 de janeiro. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e mestre pela Universidade de Stanford, Estados Unidos, Otto ingressou na CPRM em 1970 e  trabalhou na empresa por mais de 30 anos.


Bittencourt foi diretor-geral adjunto no Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), e  fez parte da equipe do projeto RADAM de mapeamento de recursos naturais da Amazônia, que posteriormente teve abrangência nacional.  Em 1998, foi nomeado para a Secretaria de Minas e Metalurgia do Ministério de Minas e Energia; também foi diretor de recursos minerais das Indústrias Nucleares do Brasil (INB).

Em seu primeiro compromisso como presidente do Conselho de Administração, Bittencourt participou no Rio de Janeiro, na segunda (23/1), da abertura do encontro de dirigentes da empresa, onde destacou que pretende adequar o estatuto da CPRM. “O primeiro passo será adequar o estatuto às exigências da nova lei das estatais.”

Bittencourt disse ainda que deseja oferecer à instituição sua experiência de 40 anos atuando nas áreas de geologia e recursos minerais. “Minha experiência pode ser útil nesse momento de discussão sobre o futuro da CPRM, que deve passar a ter uma visão global para ser referência em geociências no mundo.” Ele destacou também que é preciso dinamizar a transferência do conhecimento produzido pela empresa para a sociedade, principalmente, sobre o potencial mineral e recursos hídricos no Nordeste.


Aos empregados e colaboradores, Bittencourt deixa uma mensagem: “Vocês fazem um trabalho excepcional para o Brasil. Não tenho dúvida que nosso trabalho é importante para contribuir e acelerar o desenvolvimento do país”. 


Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br 
(61) 2108-8467/8468/ 98659-7240