quarta-feira, junho 29

Workshop determina critérios para a Rede Hidrometeorológica Nacional de Referência


Até o dia 1º de julho a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) recebem especialistas do United States Geological Survey (USGS) para um workshop que produzirá o modelo a ser adotado para estabelecimento da Rede Hidrometeorológica Nacional de Referência (RHNR).


O workshop começou em 23 de junho e faz parte do Memorando de Entendimento para Cooperação Científica e Técnica entre Brasil e Estados Unidos para capacitação de servidores e intercâmbio de informações técnicas, treinamentos e pesquisas cooperativas entre os países. ANA, CPRM e USGS integram a parceria.

O evento é fechado e visa ao aprimoramento hidrometeorológico do País, com a reavaliação dos pontos monitorados, adequação das operações e incorporação de novas tecnologias em hidrometria.

Ao final do workshop, o Grupo de Trabalho criado para a parceria, conforme Portaria ANA nº 151/2016, deverá validar o modelo proposto a partir de discussões das partes interessadas e apresentar documento consolidando os objetivos gerais e específicos da RHNR e estabelecer critérios para alocação das estações de monitoramento.

Histórico
Este é o segundo evento realizado em 2016 no âmbito da parceria com o CPRM e o USGS. O primeiro encontro, um workshop, aconteceu entre os dias 14 e 18 de março de 2016, com o tema “Pesquisa e Desenvolvimento de Metas Nacionais para a RHNR do Brasil”, com o especialista do USGS Brian McCallum, o mesmo que fará apresentações neste workshop. Em maio, especialistas brasileiros da ANA e do CPRM receberam instruções teóricas e práticas sobre nivelamento de estações com os instrutores Christopher Smith e William Hazell, do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS na sigla em inglês).

Rede Hidrometeorológica Nacional
A Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN) de responsabilidade da Agência possui mais de 4,5 mil estações de monitoramento, de diferentes tipos, em todo o País. Cerca de 80% delas são operadas pelo CPRM. Há estações fluviométricas (para nível e vazão de rios), pluviométricas (chuvas), sedimentométricas (sedimentos), entre outras. Para acessar dados telemétricos da Rede, acesse: www.ana.gov.br/telemetria.

A Área de Hidrologia da ANA coordena a cooperação com os Estados Unidos e com o Serviço Geológico do Brasil a Superintendência de Gestão da Rede Hidrometeorológica gerencia os eventos no âmbito da parceria.