sexta-feira, junho 17

SUREG-GO recebe alunos do IFG de Goiânia

Éderson Ribeiro e Felipe Alves apresentam aos alunos
algumas técnicas executadas pela CPRM

A Superintendência Regional de Goiânia (Sureg-GO) recebeu, no dia 10 de junho, uma turma do curso técnico em mineração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). A visita, solicitada pelo professor de Prospecção Geofísica, Tiago Nunes Rabelo, fez parte da proposta de cooperação e intercâmbio entre o IFG e o Serviço Geológico do Brasil (CPRM/Sureg-GO), iniciada no ano passado.

O objetivo foi proporcionar aos alunos uma vivência na prática da coleta de dados geofísicos (gravimetria, susceptibilidade magnética e gamaespectrometria) e despertar o interesse para a atuação profissional. Segundo o professor Rabelo, o treinamento foi excelente, pois a prática e o domínio do assunto pelos geofísicos clarificou o conteúdo já apresentado em sala de aula.

Alunos aprendem a operar o gravímetro
Também para os alunos, o treinamento proporcionou uma experiência única: “Muito bem detalhado, com bons profissionais e conteúdo bem distribuído entre a prática e teoria”, disse Heverton da Silva. A estudante Mariana Camargo avaliou o treinamento como fundamentais para o conhecimento prático sobre a área. Já Thayrine Soares destacou a importância da parceria entre o IFG e a CPRM, proporcionando aos alunos uma oportunidade única de aprendizado. Vários alunos, entre eles Gabriel Lima, ressaltaram que a visita foi ótima para ampliar o conhecimento sobre as atividades usadas em geofísica. “Com isso adquirimos mais experiência em nossa área de trabalho”, afirmou Lima. O aluno Guilherme Silva confirmou que o treinamento é complemento importante aos conhecimentos adquiridos em sala de aula. “A CPRM é um excelente órgão para ajudar os estudantes a entender a prática”, avaliou.


O grupo, composto por 13 alunos, foi acompanhado pelos geofísicos da Gerência de Geologia e Recursos Minerais da SUREG-GO, Éderson Ribeiro da Silva e Felipe da Mota Alves.