segunda-feira, junho 6

Sureg-BH celebra Dia Mundial do Meio Ambiente com palestra sobre áreas de risco

Natália Lopes palestra sobre a prevenção em áreas de risco

Com uma palestra proferida pela pesquisadora em Geociências, geóloga Natália Dias Lopes, a Comissão de Sustentabilidade da Superintendência Regional de Belo Horizonte celebrou, nesta segunda-feira, 6 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente.

O tema da palestra foi “Problemas Ambientais e a Relação com Áreas de Risco de Movimentos de Massa e Inundação”. Na apresentação, Natália Lopes destacou as principais causas de desastres naturais; as consequências para as populações que habitam áreas suscetíveis a desastres naturais; e como as pessoas contribuem para ampliar e agravar os impactos gerados por estes desastres. 

Lopes abordou o trabalho desenvolvido pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) na ação de estudos de áreas de risco, com vistas a contribuir com a prevenção e mitigação dos eventos de desastres naturais ou provocados pela ação do homem na natureza.

Também relatou o trabalho executado junto às defesas civis para a conscientização da população sobre as áreas de risco. Segundo ela, esse trabalho se dá a partir da orientação para se evitar habitar encostas, planícies de inundações, além de conscientizar sobre problemas de acúmulo lixo e detritos que possam contribuir para agravar os desastres naturais, entre outras ações.

Sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado todo dia 5 de junho de cada ano. Esta data foi estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 15 de dezembro de 1972, durante a Conferência de Estocolmo, que tratou do tema Ambiente. Foi durante esta conferência que foi aprovado também o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. O objetivo do Dia Mundial do Meio Ambiente é conscientizar a população mundial sobre os temas ambientais, principalmente, aqueles que dizem respeito à preservação.