segunda-feira, junho 6

Pesquisadores avaliam ocorrências rochosas na região da APA Carste de Lagoa Santa

Região de contato entre duas unidades da Formação Sete Lagoas, em Vespasiano,
observada pelos geólogos Nicola Signorelli, Manoel Pedro Tuller e José Heleno Ribeiro

Pesquisadores da Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH), do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), organizaram, no dia 30 de maio, uma excursão geológica na região da APA Carste de Lagoa Santa. A atividade de campo foi uma realização conjunta da CPRM, Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN).

O objetivo foi compartilhar informações litoestratigráficas e estruturais em afloramentos chaves já conhecidos pelos geólogos da CPRM, a partir de mapeamento geológico realizado pela CPRM no âmbito dos projetos Vida, APA Carste de Lagoa Santa e Sete Lagoas-Abaeté.

Vista geral da unidade basal da Formação Sete Lagoas,
destacando-se os boudins de quartzo e de calcita

As informações serão utilizadas no projeto de adequação e implantação de uma rede de monitoramento de águas subterrâneas em áreas com cavidades cársticas da Bacia do São Francisco, aplicadas à área piloto da APA Carste de Lagoa Santa, MG, em desenvolvimento pela CPRM, CEDTN, e Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav). Esse projeto foi iniciado em 2015 e tem previsão para término em 2018.

Com coordenação dos geólogos da CPRM, Manoel Tuller, Júlio Pinho, Maria Antonieta Mourão, José Heleno Ribeiro, Wilson Féboli e Nicola Signorelli, a visita foi planejada em conjunto com a professora Leila Menegasse Velásquez, do IGC/UFMG, e a mestranda Luisa Costa. Também participaram os professores Lúcia Fantinel, Tânia Dussin e Jarbas Sampaio, alunos de graduação e pós-graduação do IGC/UFMG e Maricene Paixão, do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).