quinta-feira, junho 2

Audiência pública debate encostas e riscos geológicos associados

A presidente do Núcleo Bahia-Sergipe, Marilda Miedema,
entrega a medalha a Inácio Delgado

No dia 31 de maio de 2016, no auditório da Câmera dos Vereadores de Salvador, foi realizada uma Audiência Pública requerida pelo vereador Hilton Coelho. O Evento foi em comemoração aos 70 anos de fundação da Sociedade Brasileira de Geologia e teve com tema central:  “Salvador – Encostas e Riscos Geológicos Associados”.

O debate contou com a participação de diversas entidades com as palestras: “Mapa Geológico de Salvador”, proferida pela pesquisadora Jailma de Souza Oliveira do IGEO/UFBA; “Monitoramento Geotécnico das Encostas de Salvador”, pelo professor Luis Edmundo Campos da Politécnica/UFBA; a “Atuação do Serviço Geológico do Brasil no Programa de Gestão de Riscos” pela pesquisadora Maria Angélica Barreto Ramos da CPRM; e “A Geologia e o Planejamento Físico Territorial” pelo geólogo José Carlos Fernandes.

Maria Angélica palestra sobre as ações
da CPRM em gestão de riscos 

Para a pesquisadora Maria Angélica, o debate foi importante para o nivelamento das ações e integração das diversas entidades CPRM/UFBA-IGEO/Politécnica no apoio a Defesa Civil de Salvador para os períodos críticos de chuva.


Abertura da audiência pública
No evento, o Núcleo Bahia-Sergipe, da Sociedade Brasileira de Geologia (SBG), homenageou, com a medalha Theodoro Sampaio, o geólogo Inácio de Medeiros Delgado. A medalha foi concedida pelo trabalho como pesquisador em seus 40 anos na CPRM, chefiando vários projetos de mapeamento geológico à frente da Divisão de Geologia Básica e no Departamento de Geologia.