terça-feira, maio 10

Ministério de Minas e Energia encaminha ao DEST parecer favorável ao Programa de Desligamento Incentivado da CPRM


O Ministério de Minas e Energia (MME) se posicionou favorável à proposta do Programa de Desligamento Incentivado e de Sucessão Programada (PDISP) do Serviço Geológico do Brasil - CPRM. No último dia 04, o Plano foi enviado pelo MME ao Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (DEST), do Ministério Planejamento. O programa é direcionado aos empregados do quadro permanente, com idade igual ou superior a 58 anos, já aposentados pelo INSS ou em condições de requererem a aposentadoria de forma voluntária.

Segundo o Diretor-Presidente Manoel Barretto, esse Plano vem atender ao anseio de um grande número de empregados que ajudaram a escrever a história da empresa, com suas vidas dedicadas à CPRM. Ele também lembrou que o último plano de demissão incentivada ocorreu há dez anos.

A proposta prevê a renovação do quadro pessoal de forma planejada e sistematizada para adequar os efetivos da CPRM aos desafios na condução de suas atividades. Uma das prioridades é manter a política da empresa e práticas de gestão de pessoas alinhadas à estratégia da CPRM.

Dentro de um efetivo de 1.763 colaboradores, atualmente, a empresa possui 443 que se encaixam no perfil do PDISP, um contingente significativo de 25% do seu quadro.

Uma das características deste Plano é programar a sucessão dos empregados que pretendem se desligar, mantendo internamente os conhecimentos imprescindíveis ao pleno cumprimento da missão da empresa, além de valorizar, incentivar e preparar os seus empregados. Aos inscritos no PDISP, será oferecido um programa com objetivo de apoiá-los e orientá-los na elaboração de planejamento de vida pós-aposentadoria para que essa transição ocorra da forma mais natural possível.