segunda-feira, maio 9

Geóloga assume chefia da Divisão de Geoquímica

A missão é integrar programas executados pelas diretorias 

A geóloga Fernanda Gonçalves da Cunha assumiu a Divisão de Geoquímica (DIGEOQ), da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM). O desafio é aumentar a eficiência das atribuições da divisão, entre elas, os procedimentos operacionais que garantem a qualidade dos trabalhos de coleta, análises de amostras de materiais geológicos e a produção de mapas e relatórios.

A missão é integrar os programas executados nas diretorias DGM e DHT, gerando maior sinergia entre os programas de geoquímica exploratória e ambiental e, em especial, promovendo a integração entre a geoquímica de alta e baixa densidade, otimizando assim o tempo e os recursos financeiros, resultando em produtos de maior valor agregado à sociedade.

Doutora em Geoquímica Ambiental e Geologia Médica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geoquímica Ambiental pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Fernanda está na CPRM desde 1976, onde já exerceu atividades na petrografia e litogeoquímica.

Desde 2000 desenvolve projetos de geoquímica ambiental junto ao Departamento de Gestão Territorial (DEGET), da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT). Em 2008, assumiu a Coordenação Técnica do Projeto Levantamento Geoquímico de Baixa Densidade no Brasil.

A DIGEOQ atua no suporte aos programas de mapeamento básico e de recursos minerais, por meio da execução e/ou supervisão de levantamentos geoquímicos regionais ou em áreas específicas de interesse da empresa. A Divisão é também responsável pelo acompanhamento, normatização e controle de qualidade dos procedimentos e respectivos resultados analíticos, desde o planejamento da amostragem até a confecção dos produtos finais. Cabe a ela propor projetos específicos de desenvolvimento e inovação em geoquímica que possam contribuir para a obtenção de melhores resultados nos projetos da empresa e para o status da arte no país.