terça-feira, maio 3

CPRM, ANA e USGS promovem curso de Práticas Hidrométricas

Participantes do Treinamento 

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e a Agência Nacional de Águas (ANA), no âmbito do Memorando de Entendimento firmado com o United States Geological Survey (USGS), realizam de 02 a 06 de maio, em Brasília, o Treinamento I - Introdução a Hidrometria e Nivelamento de Estações.

Participam pela CPRM 15 técnicos e/ou pesquisadores em geociências. A abertura do evento teve a participação do diretor de Hidrologia e Gestão Terrorial, Stênio Petrovich Pereira e do diretor da ANA, Ney Maranhão. O objetivo principal dos pesquisadores é aprender e transmitir o treinamento aos demais colaboradores que atuam na área de Hidrologia Básica na CPRM.

O Plano de Trabalho da Cooperação Técnica, firmada entre USGS, ANA e CPRM, prevê para 2016 a realização de outros quatro t
reinamentos, três workshops e vários webinars (reuniões via webs) para desenvolver ações estratégicas no âmbito da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN) e dos Estudos Interpretativos em Hidrologia.

Pesquisadores do USGS na Bacia do Rio Piranha - Açu
As três missões ocorridas em 2015, sendo duas ao EE. UU, por especialistas brasileiros (ANA e CPRM) e uma por cientistas do USGS ao Brasil resultaram no estabelecimento, em relação a RHN, das seguintes ações estratégicas: Planejamento e Implantação de Rede Hidrometeorológica Nacional de Referência (RHNR); Capacitação Técnica; Controle de Qualidade dos Procedimentos Operacionais; e Suporte a Sistemas.


De acordo com o chefe do Departamento de Hidrologia, Frederico Cláudio Peixinho, essa Cooperação Técnica proporciona profunda e enriquecedora transformação de longo prazo nos processos de monitoramento hidrológico no Brasil. “O engajamento de todos os técnicos e pesquisadores constituirá num fator crítico de sucesso na realização desta estimulante empreitada”, disse Peixinho.