segunda-feira, março 28

Sureg-MA comemora o Dia Mundial da Água com palestras

Ingo Wahnfried  aborda o tema “Eventos extremos
e a água subterrânea na Amazônia"

Em comemoração ao dia Mundial da Água, a Comissão de Sustentabilidade da Superintendência Regional de Manaus, realizou, no dia 22 de março, um seminário interno com a apresentação dos projetos desenvolvidos pela Gerência de Hidrologia e Gestão Territorial (Gehite).

Durante o evento, foram apresentadas as ações desenvolvidas nos programas e projetos: Rimas, Siagas, Cartografia Hidrogeológica,  Ação Emergencial Para Reconhecimento de Áreas de Alto e Muito Alto Risco a Movimentos de Massa e Inundações, Monitoramento da Contaminação dos Recursos Hídricos no Entorno do Aterro de Resíduos Sólidos de Manaus, Levantamento Geoquímico Multiuso no Estado de Roraima, Rede Hidrometeorológica Nacional e Dinâmica Fluvial. A pesquisadora Lorena Vaz apresentou ainda as atividades ligadas à Gehite desenvolvidas pelo Laboratório de Análises Minerais (Lamin-MA).  

Luna Alves fala sobre o Sistema de Alerta
Hidrológico do Rio Amazonas 
Os presentes assistiram a uma saudação de Brian McCallum, membro da diretoria do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), seguida de apresentações dos pesquisadores e professores da Universidade Federal do Amazonas, Naziano Filizola e Ingo Wahnfried.

O professor Naziano apresentou uma perspectiva histórica da pesquisa hidrológica na Amazônia, enfatizando as atuais necessidades de desenvolvimento de estudos nas mais diversas áreas. Já o professor Ingo Wahnfried  abordou o tema “Eventos extremos e a água subterrânea na Amazônia”. Ingo levantou questões a respeito das condições de utilização das águas subterrâneas, dos riscos associados à superexplotação e da possibilidade de a recarga dos aquíferos chegar a ser insuficiente caso ocorram eventos climatológicos cada vez mais extremos.

A pesquisadora da CPRM, Luna Alves, apresentou o Sistema de Alerta Hidrológico do Rio Amazonas. Alves explicou a forma de obtenção de dados hidrológicos básicos no âmbito da Rede Hidrometeorológica Nacional. A partir desses dados, ela abordou o alerta de cheias de Manaus, evento anual realizado pela Sureg-MA, e os boletins de monitoramento da Amazônia Ocidental publicados semanalmente também pela Sureg.  

Jussara Cury levanta questões como a qualidade
da água disponível para consumo na Amazônia
A pesquisadora Jussara Cury discorreu a respeito da sustentabilidade no uso da água. Jussara levantou questões como qualidade da água disponível para consumo, formas de controle da poluição e a relação da população amazônica com a água. Jussara trouxe ainda ideias de tecnologias sustentáveis passíveis de aplicação na Amazônia.

O evento foi encerrado com a apresentação de um vídeo a respeito da reciclagem de baterias de automóveis, destacando a importância desse tipo de atividade no controle da poluição das águas.