sexta-feira, fevereiro 5

Museu de Ciências da Terra expõe réplica de Pterossauro

 Pterossauro fazia voos rasantes pelos céus do Brasil
há cerca de 90 milhões de anos

Um antigo réptil voador com cinco metros de envergadura está exposto no Museu de Ciências da Terra, no Rio de Janeiro. A espécie de Pterossauro Anhanguera foi encontrada na Bacia do Araripe, no nordeste brasileiro, e agora faz parte da exposição permanente ‘No tempo dos Dinossauros’.

Os pterossauros foram os primeiros vertebrados voadores da Terra, uma vez que as aves e os morcegos apareceram mais tarde. Surgiram durante a Era Mesozoica, há cerca de 220 milhões de anos, e desapareceram há 65 milhões de anos, quando um meteorito atingiu o planeta e extinguiu algumas formas de vida, incluindo os dinossauros. O Brasil é um dos cinco países onde mais se encontraram vestígios fósseis de Pterossauros no mundo. 

A montagem da réplica foi feita pelo Museu Nacional e durante 15 anos foi apresentada em projetos de Divulgação Científica para diversas instituições de pesquisa e cultura, em Brasília e Belo Horizonte. A réplica foi estudada e restaurada pela equipe de profissionais da Divisão de Paleontologia do Museu de Ciências da Terra.

O Museu de Ciências da Terra é referência na área de geologia e paleontologia e tem um dos acervos mais ricos da América Latina, constituído por coleções de minerais, rochas, fósseis e documentos. O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) adquiriu o Museu em 2012, tornando-se responsável por sua gestão administrativa e operacional. 

O acervo mineralógico possui cerca de 7 mil amostras de minerais brasileiros e estrangeiros, 12 mil rochas, meteoritos e fósseis, que somam mais de cem mil espécimes. Além disso, o Museu sedia uma biblioteca com 90 mil volumes de publicações nas áreas das Geociências. 

Horário de Funcionamento
As visitas podem ser feitas de terça a domingo, das 10 às 16 horas 

Local
Avenida Pasteur, 404 - Urca - Rio de Janeiro/ RJ

Atendimento
A entrada é gratuita. A visita de estudantes deve ser agendada por telefone.

Contato
Telefone: (21) 2295-7596.
E-mail: 
mcter@cprm.gov.br.