quinta-feira, fevereiro 25

Informe Técnico da CPRM aponta para teores de ouro em sedimentos de corrente na Unidade Independência, Complexo Ceará

Mapa geológico simplificado do bloco Troia-Pedra Branca com localização
dos principais recursos minerais presentes na região

Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) encontraram anomalias de ouro em sedimentos de corrente na região das rochas metassedimentares da Unidade Independência, Complexo Ceará, norte da Província Borborema.

Após a integração dos dados de geoquímica, foi detectada a presença de teores entre 3 e 6 ppb em sedimentos de corrente na área de rochas neoproterozoicas da Unidade, onde até o momento não existem requerimentos de pesquisa mineral para ouro nem ocorrência de ouro conhecida. 

O controle litológico e estrutural acerca destes teores ainda está em investigação. No entanto, dados preliminares de interpretação geofísica e geológica sugerem a possibilidade de existência de mineralização aurífera controlada por estruturas.

A partir do quadro geoquímico-geofísico-estrutural analisado, é possível então sugerir que exista a mineralização de ouro nestas rochas do Completo do Ceará, similarmente a outros depósitos neoproterozoicos (580-530 Ma) encontrados em rochas metassedimentares dos grupos Seridó (RN) e Cachoeirinha (PE).

Os resultados das pesquisas se deram através do trabalho de Integração Geológica e de Recursos Minerais da Área de Relevante Interesse Mineral (ARIM) Troia-Pedra-Branca, na região central do Ceará. Ele faz parte da Ação dos Recursos Minerais do Brasil, ligada ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.

Acesse aqui para conferir o Informe Técnico completo.