segunda-feira, fevereiro 29

Curso na Sureg Belém capacita profissionais em Radiométrica Terrestre

Participantes do Curso Investigação Radiométrica Terrestre

Pesquisadores da CPRM Belém que atuam na área de Riscos Geológicos e Hidrogeologia e profissionais das Secretarias de Governo do Pará - Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME) e Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento (SEMAS) - e da Empresa Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER-Pará) participaram do Curso Investigação Radiométrica Terrestre, com aplicação especialmente nas áreas de Geologia Ambiental, Riscos Geológicos e Agronomia.

O curso foi ministrado pelo grupo de geofísicos da Sureg-BE, Lúcia Maria Costa e Silva, Marcos Vinícius Ferreira, Bruce Fabini Franco Chiba e Jorge Armando Freitas Amaral, tendo 20 horas de aulas, distribuídas em teóricas e práticas. 

  Aulas práticas com uso do Gamaespectrômetro
A atividade faz parte da proposta da Sureg de capacitar pesquisadores. Teve como objetivos: detectar a presença de radioativos em rejeito e concentrado e de minas; quantificar a radioatividade e a situação dos trabalhadores envolvidos; rastrear contaminações diversas e detectar áreas para extração de insumos para a Agronomia e áreas de cultivo com esses insumos.