segunda-feira, janeiro 25

Pesquisador da CPRM defende dissertação sobre Determinação de Pressões em Fossas de Erosão

O pesquisador em geociências, Franco Buffon (centro)
defendeu estudo de mestrado na UFRGS



O pesquisador em Geociências do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), engenheiro hidrólogo Franco Turco Buffon, realizou defesa de dissertação sobre Determinação de Pressões em Fossas de Erosão a Jusante de Dissipadores tipo Salto Esqui na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Com seis anos de estudo, a pesquisa faz parte do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS e foi defendida em 18 de janeiro (segunda-feira). 


Na dissertação, estão apresentados os principais conceitos teóricos envolvidos na ação dos jatos formados em vertedouros tipo salto esqui sobre fossas de erosão tipo pré-escavada, desde o trajeto do jato em sua fase aérea até a fase submersa, com ênfase em pressões hidrodinâmicas e sua caraterização junto ao fundo da fossa de erosão.

Para estudar experimentalmente a ação dos jatos nas bacias de dissipação, o pesquisador utilizou um modelo físico de escala 1:100 construído no Laboratório de Obras Hidráulicas do IPH/UFRGS, com ensaios de diferentes vazões e profundidades de fossas pré-escavadas.

As pressões dinâmicas observadas no modelo foram comparadas com as calculadas por meio de metodologia teórica e tinha a finalidade de avaliar a qualidade dessa metodologia para aplicação em projetos de engenharia.

Com isso, foi possível melhorar os resultados da metodologia em relação à distribuição e a magnitude das pressões calculadas devido ação dos jatos pelos coeficientes propostos para ajustar a metodologia.


Buffon acredita que o estudo auxiliará na compreensão dos impactos provocados por hidroelétricas no leito dos rios, principalmente sobre rios maciços rochosos. “É uma forma de melhor identificar os efeitos e a evolução das fossas de erosão, que são provocadas pela operação dos vertedouros de segurança deste tipo de obra hidráulica”, explicou o engenheiro.