quinta-feira, agosto 6

Reunião técnica discute parceria entre CPRM e o Programa Água Doce

Waldir Filho, Thales Sampaio e Renato Ferreira

Como intuito de retomar a parceria já existente entre a CPRM e as atividades realizadas pelo Programa Água Doce (PAD), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), foi realizada, nos dias 30 e 31 de julho, uma reunião técnica na Superintendência Regional de Recife (Sureg-RE).

O evento, com coordenação nacional do Sr. Renato Saraiva Ferreira, contou com a participação de coordenadores estaduais, técnicos e pesquisadores ligados ao projeto, além do diretor de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT), Thales Sampaio, do superintendente regional de Recife, Waldir Costa Filho, dos assessores da DHT, Clodionor Araújo e Fernando Feitosa, do chefe da Divisão de Hidrologia e Gestão Territorial, José Carlos da Silva, da supervisora de Hidrologia da Sureg-RE, Keyla Santos, do coordenador executivo Josias Lima e diversos pesquisadores da Gerência de Hidrologia e Gestão Territorial.

Pesquisadores da Gerência de
Hidrologia e Gestão Territorial
Segundo Solange Amarilis, consultora do Ministério do Meio Ambiente e coordenadora do Componente de Mobilização Social do PAD, o encontro buscou estabelecer um acordo de cooperação com a CPRM para a troca de informações técnicas. “A expertise da CPRM é na área das águas subterrâneas e nós trabalhamos com essas águas no PAD.”, explicou.

No evento, o Diretor Thales Sampaio apresentou a palestra “Água Subterrânea no Nordeste Brasileiro”, onde abordou temas como a ocorrência de águas subterrâneas no semiárido brasileiro e as perspectivas de uso dessas águas. Para tratar desses assuntos, o diretor falou sobre a implantação de sistemas simplificados de abastecimento, a rede estratégica de poços, as aluviões, as barragens subterrâneas e o SIAGAS, sendo este último muito reconhecido por parte dos técnicos presentes.

O diretor de Hidrologia e Gestão Territorial,
Thales Sampaio
O PAD, criado em 2003, é uma ação do Governo Federal que visa o estabelecimento de uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, e busca garantir o uso sustentável dos recursos hídricos, promovendo a convivência com o semiárido a partir da sustentabilidade ambiental e social.

Os resultados da reunião serão levados para os locais onde o programa atua. “Daqui, nós iremos aprofundar essa disussão para dar continuidade aos trabalhos de campo nas comunidades”, explicou Solange Amarilis. Cerca de 100 mil pessoas, em 154 localidades dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe são beneficiadas pelo Programa Água Doce.