quarta-feira, agosto 12

Presidente da Comissão Extraordinária das Águas de MG solicita informações à CPRM

Marcelo Vieira explica a importância da geração de informações 
para a gestão pública dos recursos hídricos
Representando o diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Manoel Barretto, o superintendente de Belo Horizonte, Marcelo de Araújo Vieira, reuniu-se, quarta-feira, 12 de agosto, com o presidente da Comissão Extraordinária das Águas de MG, deputado estadual Iran Barbosa. A audiência ocorreu no gabinete do deputado, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
O encontro, realizado a pedido do deputado, foi para entregar os relatórios sobre o Projeto Circuito das Águas – Estudo hidrogeológico das fontes hidrominerais. Esse estudo foi executado e concluído em 1998.
Na audiência, Marcelo Vieira ressaltou a importância dos estudos e explicou a necessidade da execução de uma nova pesquisa, de forma a atualizar as informações sobre a situação do Circuito das Águas de Minas Gerais.

Segundo Vieira, no momento a CPRM está em entendimentos com a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), para a elaboração do Mapa Hidrogeológico do Estado de Minas Gerais, com vistas a fornecer as informações básicas para o conhecimento dos recursos hídricos do estado. “O mapa hidrogeológico é a base para investimento e ações voltadas para a gestão dos recursos hídricos”, disse Vieira.

O deputado Iran Barbosa disse que tem grande interesse não somente nas informações sobre o circuito das águas, mas também da disponibilidade hídrica do estado, tanto do ponto de vista quantitativo quanto qualitativo.

Barbosa foi recentemente foi nomeado, pela Mesa da Assembleia Legislativa de Minas, presidente da comissão, com vistas a debater a crise hídrica vivida pelo estado e pelo país.