quarta-feira, agosto 12

Pesquisadores da CPRM ministram curso para técnicos da defesa civil de Santa Catarina

Instrutores da CPRM com técnicos de defesa civil de Santa Catarina

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) realizou, nos dias 3 a 7 de agosto, na cidade de Chapecó-SC, o “Curso de Capacitação de Técnicos Municipais para Prevenção e Gerenciamento de Riscos de Desastres Naturais”. O objetivo do curso foi capacitar os técnicos estaduais e municipais para realizar o mapeamento e o gerenciamento de áreas de risco sujeitas a escorregamentos, enchentes e inundações. 

Ministrado pelos pesquisadores Débora Lamberty e Angela da Silva Bellettini, da Superintendência Regional de Porto Alegre (Sureg-PA), e Pedro Pfaltzgraff, do Escritório Regional do Rio de Janeiro (ERJ), o curso foi desenvolvido por meio de aulas teóricas e prática de campo e contou com a participação de coordenadores e agentes de Defesa Civil de vários municípios do oeste catarinense. A etapa de campo foi realizada no dia 6 de agosto, em Coronel Freitas, uma das cidades fortemente atingidas pela chuva de 14 de julho de 2015.

Etapa de campo: treinamento no município de
Coronel Freitas

O curso foi promovido pela Secretaria de Estado de Defesa Civil de Santa Catarina e pelo Serviço Geológico do Brasil. 

Participaram técnicos dos municípios de Chapecó, Seara, São Carlos, Serra Alta, Pinhalzinho, Cunha Porã, Modelo, Xanxerê, Santiago do Sul, Guatambu, Guaraciaba, São Miguel do Oeste, Entre Rios, Xaxim, Planalto Alegre, Caxambu do Sul, Maravilha, Abelardo Luz, Anchieta, Itá, Arabutã, Palmitos, Iraceminha, Xavantina.