Cipeiros Robson, Carlos,
Anisia, Leticia, Instrutor Lucio Flávio e Flavio Faleiros
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Para
conhecer a Norma Regulamentadora 5 (NR-5), que
regulamenta as ações das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes do
Trabalho (Cipa), no dia 30 de julho, ocorreu um treinamento para os
novos integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa-2015/2016),
da Superintendência Regional de Goiânia
(Sureg-GO).
Ministrado
pelo técnico em Segurança do Trabalho Lúcio Flávio B. Souza, da empresa
Englabor, o treinamento abordou todos os aspectos legais relativos à NR-5 -
composição, atribuições gerais, funcionamento da Cipa, estabilidade dos
cipeiros, entre outros.
Abertura do treinamento pelo
Superintendente Luiz Fernando Magalhães
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Durante o
treinamento, os membros da Cipa receberam orientação nas áreas de inspeção de segurança; causas, investigação e análise dos acidentes;
riscos ambientais; princípios básicos de prevenção e combate a incêndios; primeiros
socorros; e equipamentos de proteção coletiva e individual.
Lúcio
Souza também instruiu os participantes sobre como realizar campanhas de segurança
como a Semana Interna de Prevenção de
Acidentes do Trabalho (Sipat).
Participaram
do treinamento os membros da Cipa: Flávio Fernandes Faleiro (presidente),
Robson Rodrigues dos Santos (vice-presidente), Letícia Kuramoto,
secretária, Anísia Aparecida Jayme G. da Silva (secretária substituta), Carlos
Vinicius Costa Araújo, Tiago Moura Evangelista e Vicente Aparecido de Queiroz.
A
abertura do evento contou com a presença do superintendente Regional de
Goiânia, Luiz Fernando Magalhães; da gerente de Geologia e Recursos Minerais, Luciana
Felício Pereira; da gerente de Hidrologia e Gestão Territorial, Cíntia de Lima
Vilas Boas; da gerente de Relações Institucionais e Desenvolvimento, Sheila
Soraya Knust; do gerente de Administração e Finanças, Marcelo Henrique da Silva
Rosa; Coordenadora Executiva DRI, Maria
Gasparina de Lima; e os supervisores Cimara Francisca Monteiro, Luiz Gonzaga de
Amorim Junior, Paula Silva, Verçon Cezário da Costa e Wilian Ribeiro de Pádua.
Gerentes, Supervisores e
Cipeiros na abertura
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Sobre a Cipa
A
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) tem como objetivo a prevenção
de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível
permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do
trabalhador.
No Brasil a CIPA é regulamentada pela Consolidação das Leis
de Trabalho (CLT) nos artigos 162 a 165 e pela NR-5, contida na portaria 3.214
de 08 de Junho de 1978, baixada pelo Ministério do Trabalho.