sexta-feira, junho 26

Ampliação do Programa Dinâmica Fluvial do Solimões-Amazonas é pauta de reunião no Rio de Janeiro


O Projeto Dinâmica Fluvial do Solimões-Amazonas promoveu, entre os dias 22 e 24 de maio, no escritório da CPRM do Rio de Janeiro, uma reunião sobre possibilidade de ampliação da área para as unidades de Porto Velho e Belém. Em parceria do instituto francês Institut de Recherche pour le Développement (IRD), a pesquisa desenvolve estudos hidrológicos pautados no uso de técnicas de sensoriamento remoto. Além de estudos ligados a área de Paleoclima, mudanças climáticas e o desenvolvimento em modelagem hidrológica.

Atualmente, o projeto busca inserir as tecnologias de sensoriamento remoto aplicadas ao monitoramento hidrológico da Superintendência Regional de Manaus (Sureg-MA) e tem como meta suprir a carência de dados hidrológicos básicos sob a perspectiva qualitativa e quantitativa, auxiliando a redução dos custos operacionais e do tempo de aquisição destas informações hidrológicas.

Participaram o superintendente da Regional de Manaus, Marco Antonio de Oliveira, o chefe de Departamento de Hidrologia, Frederico Peixinho, o chefe do Departamento de Gestão Territorial, Cassio Roberto da Silva, a assessora de Assuntos Internacionais da Presidência da CPRM, Maria Glicia Nobrega Coutinho, as chefes de divisão de Hidrologia Aplicada e Hidrologia Básica, Adriana Dantas e Ana Carolina Zoppas Costi, os gerentes de Hidrologia e Gestão Territorial de Manaus e Porto Velho, André Santos e Francisco Reis, a supervisora de Gestão Territorial da Sureg-BE, Dianne Fonseca, os pesquisadores em Geociências, Luna Gripp, Franco Buffon e David Lopes e o coordenador do projeto Dinâmica Fluvial e analista em Geociências, Daniel Moreira.


A interação entre os departamentos de Hidrologia e Gestão Territorial contribui para as pesquisas do Projeto Dinâmica Fluvial, e supri a necessidade multidisciplinar característica no monitoramento de áreas de risco, o fenômeno de "Terras Caídas" tão presentes na bacia Amazônica.