segunda-feira, maio 18

LAMIN-RJ e Rede Metrológica do RS têm convênio de cooperação técnica

O LAMIN-RJ colabora com a Rede Metrológica do RS na preparação de
amostras para 
Programas de Ensaios de Proficiência

A Rede Metrológica do Rio Grande do Sul é uma associação técnica sem fins lucrativos que atua como articuladora na prestação de serviços qualificados de metrologia e de qualidade. Dentre estes serviços destacam-se os ensaios de proficiência para laboratórios de ensaios com a finalidade de: determinar o desempenho individual dos laboratórios participantes para os ensaios propostos; monitorar continuamente o desempenho dos laboratórios participantes; propiciar subsídios aos laboratórios participantes para a identificação e solução de problemas analíticos; identificar diferenças Inter laboratoriais; agregar valor ao controle da qualidade dos laboratórios participantes; e fornecer confiança adicional aos clientes dos laboratórios participantes. 

No ano passado foi feito um ensaio piloto de proficiência de compostos orgânicos em água. As amostras foram preparadas a partir da utilização da matriz água sintética e padrões no LAMIN-RJ. Devido ao sucesso deste piloto, este ano aumentamos o escopo deste ensaio de proficiência de compostos orgânicos de quatro para 17 compostos e as amostras foram preparadas e enviadas aos participantes inscritos no dia 12 de maio, com o acompanhamento da representante da  Rede Metrológica do RS, engenheira de produção Marília Rodrigues.
   
A coordenação do ensaio de proficiência é conduzida pela Rede Metrológica do RS, com o devido apoio do Grupo Técnico de voláteis (GT), composto pelos analistas e técnicos da CPRM-LAMIN-RJ: Élida Maria Giannine Posidente Teixeira, responsável pelo GT e coordenadora da Qualidade e supervisora do Laboratório de GC-MS/HPLC – LAMIN; Paulo Carvalho Brabo, analista em Geociências do Laboratório de GC-MS/HPLC – LAMIN; Gabriela Costa Stoll, analista em Geociências do Laboratório de GC-MS/HPLC – LAMIN; Alexandre Luís de Azevedo Santos, analista em Geociências do Laboratório de GC-MS/HPLC – LAMIN; e Pamela Lourenço de Souza, técnica em Geociências do Laboratório de GC-MS/HPLC – LAMIN.