terça-feira, maio 26

CPRM apresenta trabalhos no XV Simpósio Nacional de Estudos Tectônicos

Geólogos da CPRM Valter Salino Vieira e Diego Gomes no simpósio
Para debater os novos conceitos e descobertas nas áreas de geologia estrutural, geotectônica e evolução de bacias, bem como de técnicas de análise estrutural e modelagem tectônica teórica e experimental, ocorreu, de 18 a 21 de maio, em Vitória (ES), o XV Simpósio Nacional de Estudos Tectônicos e o IX International Symposium on Tectonics. Nesta edição foi debatida a importante influência da tectônica no controle estrutural de depósitos minerais.
O evento, realizado a cada dois anos desde 1987, a partir de 1999, passou a ser realizado conjuntamente ao International Symposium on Tectonics. Neste ano, além da presença de pesquisadores de todo o país, o simpósio contou com a participação de conferencistas de renome internacional, com destaque para o professor norueguês, Haakon Fossen, da University of Bergen, o professor italiano, Francesco Salvini, da Universidade Roma Tre e a professora Cristina de Campos da Ludwig Maximilian University de Munique.

Solenidade de abertura do XV Simpósio Nacional 
de Estudos Tectônicos
O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) esteve representado pelos pesquisadores em Geociências, Valter Salino Vieira, que apresentou o Mapa Tectônico do Estado do Espírito Santo e o trabalho “Correlação dos Diques do Feixe de Lineamentos Colatina  com a Cadeia Vitória-Trindade baseada em dados geofísicos-geológicos no Estado do Espírito Santo”; e por Diego Guilherme da Costa Gomes, que apresentou um trabalho intitulado: “Compartimentação e Caracterização do Arcabouço Estrutural dos Corpos Magnéticos através da Análise do Espectro de Potência para o Estado do Espírito Santo”.

O simpósio foi realizado pela Sociedade Brasileira de Geologia e Universidade Federal do Espírito Santo, e contou com o apoio das universidades UFMG, Unesp, Unipampa, Unifesp e Uerj.