quarta-feira, abril 29

Técnicos da CPRM Porto Velho recebem capacitação de SGIH e de Banco de Dados Unificado

Parte prática do treinamento de SGIH
Com o intuito de aperfeiçoar as atividades de campo e de escritório dentro do Projeto da Rede Hidrometeorológica Nacional, foi realizado entre os dias 13 e 17 de abril, treinamento com a equipe de Hidrologia da Residência de Porto Velho. O técnico em Geociências, Rodrigo Diniz, e o pesquisador em Geociências, Arthur Moreira de Abreu, estiveram presentes para ministrar os treinamentos de SGIH e do Banco de Dados Unificado, respectivamente.

O Sistema de Gerenciamento de Informações Hidrométricas (SGIH) é uma nova ferramenta criada na Superintendência Regional do Recife (SUREG-RE) que fornece suporte às atividades de campo e escritório. O SGIH apresenta um avanço considerável em relação aos formulários de papel utilizados até então, pois o preenchimento dos formulários em meio digital otimiza o trabalho e dá agilidade ao processo, além de permitir a padronização dos relatórios em todas as unidades regionais da CPRM.

Participantes dos cursos ministrados
na CPRM-REPO.
O Banco de Dados Unificado, desenvolvido pelo pesquisador em Geociências André Chagas, da SUREG-PA, com a colaboração dos funcionários do DEHID, Ana Carolina Steenhagen e Arthur Moreira de Abreu, visa à elaboração de um diagnóstico sobre os processos de armazenamento e fluxo de dados coletados da rede hidrometeorológica operado pelas unidades regionais da CPRM, com vistas a criar e consolidar um banco de dados nacional unificado de hidrologia.

Segundo o estagiário da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial da CPRM, Guilherme Jordão Cardoso, os cursos foram objetivos e esclarecedores, ressaltando a funcionalidade das novas ferramentas de trabalho para o avanço operacional. “Essas ferramentas serão úteis no serviço de campo, realizado por técnicos, mas também para as demandas de escritório executado pelos pesquisadores da Unidade, pois proporcionarão grande melhoria na qualidade e produtividade dos trabalhos que são feitos nesta unidade”.

Para o chefe de Residência de Porto Velho (REPO), Geólogo Edgar Iza, esse treinamento refletiu o interesse da empresa na qualificação dos funcionários e no incremento dos procedimentos e das rotinas. “Certamente será de grande utilidade no desenvolvimento das atividades da nossa unidade