quinta-feira, abril 30

Evento incentiva parcerias de revitalização do Museu Ciências da Terra

Encontro da Inovação Tecnológica com a Ciência e a Música
no Museu Ciências da Terra
De portas abertas para manifestações integradoras e de revitalização do espaço, o Museu de Ciências da Terra, em parceria com a empresa Cisco, promoveu no mês de abril o Encontro da Inovação Tecnológica com a Ciência e a Música para empresas de energia, mineração, óleo e gás. O evento contou com o show da cantora e compositora de MPB, Luiza Possi,  oferecido pela Cisco.

Localizado no bairro da Urca, no Rio de Janeiro, o Museu de Ciências da Terra é referência na área de geologia e paleontologia, por ter um dos acervos mais ricos da América Latina, constituído por coleções de minerais, rochas, fósseis e documentos. O acervo mineralógico possui cerca de 7.000 amostras de minerais brasileiros e estrangeiros, 12.000 rochas, meteoritos e fósseis, que somam mais de cem mil espécimes. Além de sediar uma biblioteca com 90.000 volumes de publicações nas áreas das Geociências.  


Show da cantora Luiza Possi no Museu
O Museu está situado num imponente prédio de estilo neoclássico tardio, tombado por decreto municipal e erguido em 1908 para sediar o Palácio dos Estados, durante a Exposição Comemorativa do Centenário da Abertura dos Portos do Brasil. 

Para o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), responsável pela gestão administrativa e operacional desde 2012, o Museu, também conhecido como Palácio da Geologia, proporciona às novas gerações os testemunhos da geologia e da vida na Terra.  Por isso cumpre com a importante função educativa e cultural, por meio de vários aspectos, arquitetura, música, arte e outros.

Na ocasião, o diretor do Museu e paleontólogo, Diógenes Campos, apresentou a instituição aos executivos das empresas Vale do Rio Doce, Petrobrás, Furnas, Cisco e outras. “Aqui temos importantes e numerosos acervos de rochas, minerais, meteoritos e fósseis e para preservar essa riqueza precisamos da reconstrução, recuperação e modernização desse antigo e majestoso prédio. Queremos desenvolver atividades de comunicação com diversos públicos e ampla divulgação do conhecimento sobre as ciências da Terra”, afirmou Diógenes.

Diretor Santa Helena, Diógenes Campos e Marcos Luz
O diretor da Cisco, Marcos Luz, destacou a criatividade de reunir profissionais do setor da mineração e energia no Museu. “Um importante evento na cidade que é a cidade dos eventos. O Rio de Janeiro, no ano que vem, vai sediar os Jogos Olímpicos e a Cisco será fornecedora oficial de cobertura de rede e computação. É um motivo de muito orgulho para nós”, explicou. Na oportunidade, os organizadores trataram também sobre a utilização do Museu como um espaço para divulgar o setor, inclusive no âmbito de grandes empreendimentos internacionais, como as Olimpíadas, por exemplo.

Diretor Santa Helena agradeceu a presença de todos
Já o diretor de Administração e Finanças, Eduardo Santa Helena, agradeceu o apoio e ressaltou a importância da CPRM ter assumido a gestão do Museu. “Temos um carinho enorme por esse espaço e estamos buscando sua revitalização. O Museu servirá não só como espaço de ciência, mas também será um local de cultura. Temos que ter ousadia e buscar alternativas”.