Apresentação da nova identidade visual da RHN |
No dia 25/02, ocorreu, no Centro Multimídia
da Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH), a apresentação e
detalhamento do projeto de identidade visual da Rede Hidrometeorológica Nacional
(RHN). A
implantação da identidade visual da RHN é uma inovação resultante do Plano de
trabalho de cooperação técnica entre a CPRM e ANA.
Na abertura do evento, o chefe do Departamento de
Hidrologia da CPRM, Frederico Peixinho, fez um relato do histórico da CPRM com
foco nas ações da área de hidrologia e ressaltou a importância do envolvimento
de outras unidades da CPRM para o conhecimento do cronograma do processo de
implantação da nova identidade visual da RHN. “As informações geradas pela RHN
contribuem para a gestão dos recursos hídricos e o setor elétrico do país”,
disse Peixinho.
Representantes da CPRM e da ANA avaliam
a proposta
da nova identidade visual
da nova identidade visual
Em seguida, o chefe do Departamento de Relações
Institucionais e Divulgação da CPRM, Ernesto von Sperling, lembrou que a
implantação da identidade visual deve ser sincronizada com o novo acordo entre
CPRM/ANA/USGS, acordo este que prevê a visita de especialista do USGS ao
Brasil, em julho. “Assim, um grande esforço deve ser dedicado por todos os
envolvidos para que até julho estejam implementadas as ações discutidas neste encontro”,
ressaltou Sperling.
Também falando na abertura, o gerente da Superintendência de Gestão da Rede
Hidrometeorológica da ANA, Fabrício Vieira Alves, abordou o histórico da
parceria entre a ANA e CPRM, lembrando que a proposta de criação da identidade
visual da RHN surgiu durante um seminário realizado em 2012, onde foram realinhadas
as diretrizes da parceria entre as duas instituições. “Devemos aproveitar o
momento em que a sociedade está envolvida com o debate da crise de escassez dos
recursos hídrico para difundir a nova identidade”, disse Alves.
O encontro, que teve
transmissão simultânea por vídeo conferência entre as unidades da CPRM de Belo
Horizonte, Recife e Porto Velho. Segundo o chefe da Divisão de Marketing da
CPRM, José Márcio Soares, a nova identidade visual da Rede Hidrometeorológica
Nacional será aplicada nas placas informativas localizadas nas estações
pluviométricas e fluviométricas da rede; na frota de veículos e barcos; nos
uniformes dos técnicos que operam e dão manutenção às estações da rede; e nos
diversos materiais de divulgação como impressos, faixas, entre outros. “Já para
2015 está prevista a aplicação da nova identidade visual em cerca de 750
estações localizadas no país”, informou Soares.
Banner com a aplicação da nova identidade visual
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O Serviço Geológico do Brasil opera as estações hidrometeorológicas integrantes da RHN desde a sua
criação, no ano de 1969. Em 2000, ao ser criada a Agência Nacional de Águas (ANA),
esta recebeu a missão de coordenar a RHN, em articulação com entidades públicas
e privadas, Atualmente a RHN é composta por 4.498 estações, sendo 1.801
fluviométricas e 2.697 pluviométricas.
Participaram pela CPRM, o
superintendente de Belo Horizonte, Marcelo de Araújo Vieira; Frederico
Peixinho, Ernesto von Sperling, José Márcio Soares, a chefe da Divisão de Hidrologia
Básica, Ana Carolina Costi; o gerente de Hidrologia e Gestão Territorial
(Gehite) da Sureg-BH, Márcio Cândido; supervisora do Gehite, Elizabete Davis; a
pesquisadora em Geociências da Divisão de Marketing, Luciana Belém, e os
analistas em Geociências Washington Santos e Roger Marinho. Por
videoconferência, participaram o superintendente de Recife, José Wilson
Temoteo, o gerente da Gehite, Adriano Santos, e o pesquisador em Geociências,
Fábio Costa, o chefe da Residência de
Porto Velho, Edgar Iza, e o assistente de Hidrologia e Gestão Territorial,
Francisco Barbosa. Pela ANA, Fabrício Vieira Alves e da especialista em
recursos hídricos da RHN, Diana Wahrendorff Engel.