segunda-feira, dezembro 8

CPRM participa de reunião sobre Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais

Reunião com representantes do governo e 
de empresas privadas

A Comissão Nacional de Cartografia (CONCAR) realizou a primeira Reunião de Gestores de Nós da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE), no dia 25 de novembro, na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), em Brasília. O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) foi representado pelas profissionais Ana Paula Ferreira, que atua na área de Administração de Dados na Divisão de Informática (Diinfo) e Suely da Silva, coordenadora executiva da Divisão de Geoprocessamento (Digeop).

O evento contou com a participação de várias instituições do governo e de empresas privadas da área de geotecnologia envolvidos na implantação dos Nós da INDE, entre elas, ANA, IBGE, ANATEL, Correios, Ministério do Planejamento, Ministério da Integração Nacional, Ministério de Minas e Energia, Ministério da Agricultura, Ministério da Justiça, CEPERJ, IPHAN, INPE e Exército Brasileiro.

De acordo com Decreto n° 6.666, de 27/11/2008, a INDE tem como propósito catalogar, integrar e harmonizar dados geoespaciais existentes nas instituições do governo brasileiro (de origem federal, estadual, distrital e municipal). Dessa forma, os dados precisam ser facilmente localizados, explorados e acessados, para os mais diversos usos e por qualquer cliente que tenha acesso à Internet.  

A disponibilização de dados, metadados e informações geoespaciais é viabilizada pela utilização de protocolos internacionais, públicos, que permitem o acesso de forma simples e integrada, sem necessidade de conhecimento especializado. A disseminação da geoinformação, ou seja, qualquer tipo de informação geoespacial, irá proporcionar para a sociedade o compartilhamento e a reutilização de dados geográficos por órgãos, empresas e até mesmo pelo público em geral, facilitando assim a interoperabilidade entre os sistemas de informação.

Na reunião foi definida a criação de um novo Comitê da INDE, que juntamente com o Grupo de Trabalho GT-5 do e-ping fará as discussões necessárias e apresentará novas soluções para os diversos temas da INDE, como: metadados, dados, tecnologias, políticas e padrões.        Este comitê terá representantes de todas as instituições participantes.


No caso da CPRM, órgão reconhecidamente produtor de geoinformação, encontra-se em andamento o processo de cadastro no Catálogo de Metadados Geospaciais (INDE), acessível pelo site: www.metadados.inde.gov.br.