quinta-feira, dezembro 11

Brasil participa de conferência sobre geologia econômica em Portugal

Manoel Barretto destacou importância dos
 trabalhos desenvolvidos pela CPRM

O diretor-presidente da CPRM, Manoel Barretto, participou de conferência internacional em Lisboa, Portugal, que buscou promover a cooperação entre países de língua portuguesa. O encontro reuniu representantes do Brasil, Portugal, Angola, Timor Leste e Moçambique. O evento foi organizado pela Associação Portuguesa de Geólogos (APG). Durante o encontro eles discutiram o conhecimento geológico de base, a geologia e recursos minerais do Timor Leste, atração de investimentos, atividade petrolífera em Angola, projeto e desenvolvimento de infraestruturas, além de melhoras práticas e oportunidades de cooperação. 

Na ocasião Manoel Barretto apresentou um panorama do setor mineral brasileiro e explicou as principais áreas de atuação da CPRM. Ele citou projetos que estão sendo executados pela empresa na área de recursos minerais e geologia, hidrologia e gestão territorial. Ele destacou os mapeamentos em áreas de risco em diversos municípios, avaliação do potencial metalogenético das principais províncias minerais do País.  Ele lembrou ainda do projeto de geologia marinha, que garantiu ao Brasil o direito de pesquisar uma área localizada em águas internacionais do Atlântico Sul. 

Manoel Barretto com presidente da EDM, Carlos Caxaria, e
representantes da Associação dos Geólogos da Europa
Recuperação ambiental - O diretor-presidente destacou ainda que a instituição está trilhando novas fronteiras do conhecimento. Ele citou o trabalho de recuperação ambiental da Bacia Carbonífera de Santa Catarina, que está sendo coordenado pela CPRM. De acordo com Barretto, a CPRM elaborou o diagnóstico e os projetos executivos das áreas impactadas, além de promover licitação para contratação de empresas especializadas em obras de engenharia e remodelamento topográfico para isolamento de rejeitos das antigas lavras, além de coordenar e fiscalizar a execução das obras e o monitoramento  das áreas após o processo de recuperação.