terça-feira, outubro 14

Congresso debate a utilização, extração e uso da água no Brasil

O presidente da ABAS e pesquisador em Geociências 
da CPRM, Waldir Duarte Costa Filho

Com o tema geral Água nas Minas e nas Gerais: Uma Riqueza Nacional começa nesta terça-feira, dia 14 com término na sexta-feira, 17 de outubro, no Minascentro, em Belo Horizonte, o XVIII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, em conjunto com o XIX Encontro Nacional de Perfuradores de Poços e a VIII Feira Nacional da Água (Fenagua).

Mapa Hidrogeológico será lançado durante
 o Congresso
Durante o congresso, pesquisadores brasileiros e de vários países discutem questões científicas e legais sobre a utilização, extração e o uso da água. Entre os temas programados para os debates no Congresso destacam-se: Mineração e Gás - questões de interrelação das águas subterrâneas com as atividades da mineração e exploração do gás de xisto; Carste - particularidades, potencialidades e vulnerabilidades dos sistemas aquíferos cársticos; Gestão dos recursos hídricos subterrâneos, considerando o uso múltiplo das águas; Águas Minerais e águas subterrâneas: definições e caracterização de fontes e balneários; aspectos econômicos e técnicos; Contaminação e Remediação - cenários de contaminação e dos respectivos procedimentos de remediação, de solos e águas subterrâneas; Explotação e Monitoramento - Procedimentos de explotação e de monitoramento das águas subterrâneas; Múltiplos Usos - caracterização da demanda, e das condições de uso, dos setores usuários de água subterrânea; Aspectos Legais - princípios de direito, e os aspectos legais, relacionados ao uso sustentável dos recursos hídricos subterrâneos; Hidrogeologia - estudos específicos.
Exposição Viagem ao Mundo das Águas
Subterrâneas na Praça da Liberdade

O presidente da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS), Waldir Duarte Costa Filho, explica que o XVIII Congresso traz uma série de inovações que serão debatidas na área técnica. Além destas inovações, voltadas para os congressistas, expositores e profissionais que circularão as áreas dos eventos no Minascentro, Waldir Duarte destaca que esta edição extrapola os limites oficiais do Congresso indo de encontro à sociedade.

“Estamos realizando várias atividades para a população, com o objetivo de discutir a importância da água para o planeta. Entre as iniciativas temos uma exposição na Praça da Liberdade; a caminhada pelas águas com percurso saindo da Praça da Liberdade até a Praça Diogo Vasconcelos na Savassi; passeio ciclístico; passeio de motociclistas; e palestras para estudantes do ensino fundamental das escolas públicas”, disse Duarte.

Na exposição o público recebe informações
sobre a importância da água para o planeta
Realizado pela ABAS, o Congresso conta com o apoio do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e com a presença do diretor-presidente, Manoel Barretto,  do diretor de Hidrologia e Gestão Territorial, Thales Sampaio, e do diretor de Relações Institucionais e Desenvolvimento, Antonio Bacelar. A CPRM também estará presente com trabalhos e participações nas conferências, mesas-redondas, sessões técnicas orais e sessões painéis.


Na Fenagua, a CPRM montou um estande para a exposição de produtos técnicos e científicos desenvolvidos pela empresa. No dia 15/10, quarta-feira fará o lançamento dos produtos: Mapa Hidrogeológico do Brasil em Ambiente SIG; Manual de Cartografia Hidrogeológica; Regionalização de Vazões nas Bacias Hidrográficas Brasileiras – Sub-bacia 50 BA/SE; e Atlas Pluviométrico do Brasil – Programa Atlasplu. No dia 16/10, quinta-feira, será lançado o SIG de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundações (Estado de Santa Catarina).