terça-feira, setembro 23

Lançamentos agitam o estande da CPRM na Expogeo


Manoel Barretto discursa durante o lançamento do livro


Ao final dos trabalhos do primeiro dia do 47º Congresso Brasileiro de Geologia, uma multidão se aglomerou no estande da SGM/CPRM/DNPM, para acompanhar os lançamentos da obra “Metalogênese das Províncias Tectônicas Brasileiras”; e do produto Mapeamento Geoquímico do Quadrilátero Ferrífero e seu Entorno.

Durante o lançamento, o diretor-presidente da CPRM, Manoel Barretto, disse que essa é uma obra relevante para a difusão do conhecimento das províncias tectônicas do Brasil. Barretto também falou das várias iniciativas da CPRM em publicações que contribuem para a capacitação e geração do conhecimento geológico brasileiro. Ainda sobre o tema, o diretor de Geologia e Recursos Minerais, Roberto Ventura, destacou que a obra é uma importante contribuição onde se compila as informações sobre os depósitos minerais no Brasil e deve-se tornar uma referência para quem quer conhecer melhor estes depósitos.

Uma multidão compareceu a estande
Sobre o lançamento do produto Mapeamento Geoquímico do Quadrilátero Ferrífero e seu Entorno, Ventura ressaltou que os novos dados de variação geoquímica do Quadrilátero Ferrífero, que é uma região antiga do ponto de vista da mineração, trazem novidades consideráveis na prospecção.

Valdir Silveira, chefe do Departamento de Recursos Minerais, explicou que o Mapeamento Geoquímico do Quadrilátero Ferrífero e seu Entorno é um produto contendo informações de um novo conjunto de dados, com o objetivo de fomentar pesquisas em áreas até então desconhecidas do Quadrilátero Ferrífero. “São dados analíticos de 53 elementos químicos que podem tanto ser utilizados na pesquisa mineral quanto em estudos ambientais”, avalia Silveira.
Hernan Sales foi um dos sorteados com a obra

Após os lançamentos, a CPRM sorteou vários exemplares da obra “Metalogênese das Províncias Tectônicas Brasileiras”. Um dos ganhadores, o estudante da Universidade Federal da Bahia, Hernan Sales, comemorou o prêmio: “É uma obra que irá ajudar muito na minha vida acadêmica”, afirmou.