segunda-feira, maio 12

VI Simexmin debate as perspectivas da mineração brasileira

O secretário da SGM-MME discursa na 
abertura do Simexmin
Com a mesa-redonda “O novo marco regulatório do setor mineral e suas implicações”, começou, nesta segunda-feira, 12/05, o VI Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral (VI Simexmin), na cidade de Ouro Preto – MG.

Organizado pela Agência para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral Brasileira (Adimb), o Simexmin apresentará 78 palestras e 12 seminários onde serão discutidos o momento atual e as perspectivas do setor mineral brasileiro e mundial; as possibilidades de financiamento à exploração mineral; as políticas do governo para o setor; a proposta de mudança na legislação mineral brasileira e suas implicações; e o potencial do país para novos depósitos minerais e novas técnicas de exploração.

Diretor-presidente, Manoel Barretto, em frente aos
 produtos da CPRM no Simexmin
A abertura ocorreu no domingo, 11/05, com a presença do secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM), Carlos Nogueira Júnior, que representou o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Falando ao público em sua maioria de empresários do setor mineral, Nogueira elogiou a organização do evento e destacou a VI edição do Simexmin, num período de 10 anos. Ele lembrou que a Adimb, da qual ele faz parte do conselho superior da entidade, completa 20 anos de serviços prestados ao setor mineral brasileiro. “Orgulho-me de ter participado da criação e construção da Adimb”, disse o secretário.

Diretores Roberto Ventura e Antônio Bacelar com equipe
 da CPRM na Exposimexmin
Sobre o novo marco regulatório do setor mineral brasileiro, Nogueira lembrou que desde meados de 2013 ele se encontra sob a avaliação do Congresso brasileiro, com isso, deixou de ser apenas uma proposta no âmbito do poder executivo federal, tornando-se um projeto da nação brasileira.

O secretário destacou a participação do Ministério de Minas e Energia no Simexmin, por meio da SGM e das suas instituições vinculadas – o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).  “Convido a todos os participantes a visitarem o nosso estande montado na Exposimexmin, onde estão expostos vários produtos e serviços voltados para o setor mineral brasileiro”, disse.

Finalizando, Nogueira anunciou os lançamentos da CPRM e a divulgação dos novos projetos geológicos e de recursos minerais, nesta segunda-feira, 12, e na terça-feira, 13/05, em palco montado especialmente para os lançamentos no saguão principal na entrada do Simexmin. Será lançado o novo Mapa Geológico e de Recursos Minerais de Minas Gerais (produto especial CPRM-Codemig em DVD); o Mapa Geológico e de Recursos Minerais do Espírito Santo (versão impressa); Atlas de Rochas Ornamentais do Espírito Santo (relatório impresso); Projeto Fosfato I (DVD e relatório impresso); Projeto de Interpretação e Integração Geofísica-Geológica – Folhas Sucunduri, Bonito, Patos e Tocantins (mapas impressos); e Materiais de Construção Civil da Folha Porto Velho (relatório impresso).

Representando a CPRM no evento, presentes o diretor-presidente Manoel Barretto, o diretor de Geologia e Recursos Minerais, Roberto Ventura, o diretor de Relações Institucionais e Desenvolvimento, Antônio Bacelar, e o Superintendente de Belo Horizonte, Marco Antônio Fonseca.