quinta-feira, fevereiro 27

Serviço Geológico dos Estados Unidos apresenta experiências em Gestão de Monitoramento Hidrológico


Frederico Peixinho destacou a importância
da troca de experiências
O Workshop sobre as experiências do Serviço Geológico dos Estados Unidos na gestão de redes de monitoramento hidrológico, que ocorre nos dias 26 e 27/02, em Brasília, faz parte uma série de atividades e eventos decorrentes da parceria entre a Agência Nacional de Águas (ANA), o Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos (USACE), envolvendo a participação do USGS e o Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

O evento tem por objetivo a informação e a prestação de serviços de capacitação técnica a assuntos relacionados à prevenção de impactos de eventos hidrológicos críticos, à supervisão da operação de reservatórios, à coordenação da Rede Hidrometeorológica Nacional e à regulação do uso da água. No público estão cerca de 150 participantes, entre eles representantes de instituições federais e estaduais.

Vicente Andreu, diretor- presidente da ANA,
 fez abertura do evento
O workshop conta com a participação do chefe do Departamento de Hidrologia (DEHID) e engenheiro hidrólogo, Frederico Peixinho, além de 18 representantes da CPRM. “O Serviço Geológico Americano, uma organização governamental centenária apresentou suas experiências em monitoramento hidrológico, ao qual a CPRM detêm a experiência operando 80% da Rede Hidrometeorológica Nacional destacando, dentre outros, a valorizando do dado hidrológico e a necessidade da preservação do seu acervo; a priorização na garantida da qualidade dos dados hidrológicos; a padronização dos procedimentos técnicos; o comprometimento de time de trabalho na operação das redes; o uso de tecnologias modernas para coleta, medição e disponibilização de dados em tempo real e a importância das parcerias para o pleno êxito do programa. Com todas essas questões relacionadas com os processos de coleta e medições hidrológicas, foi possível constatar que temos contribuições mútuas as serem exploradas", explicou Peixinho.

Participantes do workshop
A primeira parte da programação de trabalho foi reunião temática interna envolvendo ANA/USACE/USGS, que ocorreu no período de 17 a 19/02, contou com a presença de profissionais da CPRM, e, em seguida, foram realizadas visitas e medições nas estações hidrométricas de Meia Ponte (GO) e Manacapuru (AM), nos dias 21 e 22/02, permitindo assim aos engenheiros da USGS, ter experiência de três dias de campo na Amazônia brasileira.

O USGS foi convidado para estabelecer parceria com o USACE na execução desta atividade. Este organismo tem a missão de produzir informações científicas que possibilitem descrever os sistemas naturais; minimizar a perda de vidas e bens por causa de desastres naturais; gerenciar recursos hídricos, biológicos, energéticos e minerais; e melhorar a qualidade de vida da população.