quarta-feira, maio 15

CPRM participa de evento sobre Governança de Pessoal promovido pelo TCU


Os representes da CPRM participaram
de palestras e debate
O Tribunal de Contas da União (TCU) promoveu nesta quarta-feira (15/5), em Brasília, o evento Governança de Pessoal: Aperfeiçoando o Desempenho da Administração Pública. O presidente do TCU, ministro Augusto Nardes, fez a palestra de abertura do evento, que contou com presença de secretários-executivos dos ministérios, diretores de diversos órgãos do governo, e responsáveis por unidades de gestão de pessoal, e de controle interno ou de auditoria interna das instituições.

O evento contou ainda com a presença do diretor de Administração e Finanças da CPRM, Eduardo Santa Helena, da chefe do Departamento de Recursos Humanos, Ester de Paiva Virzi e do chefe da Auditoria Interna, Juliano Oliveira, que participaram das palestras e debates   sobre governança na gestão pública, aspectos gerais do levantamento  de governança  de pessoal, e instrumento  de avaliação da governança.  


O evento reuniu  representantes de diversas
 instituições públicas em Brasília
Durante seu discurso, o ministro Augusto Nardes explicou as principais atividades do tribunal. Segundo ele, cerca de 11 milhões de pessoas atuam no serviço público. “Temos o compromisso de ajudar a capacitar esse pessoal para tornar a Administração Pública mais eficiente”, disse. Para Nardes não basta penalizar, “é preciso trabalhar preventivamente” para melhorar a governança. Segundo o ministro, o Brasil precisa construir um grande pacto pela governança pública em todas as esferas do governo. 


O ministro anunciou que lançará em agosto um projeto nacional para elevar o nível de governança da administração pública brasileira. De acordo com Nardes, o projeto terá a colaboração de organismos internacionais e irá se valer da troca de experiência de países como Chile, França, Alemanha, Coreia do Sul e EUA, afirmou o ministro.

Ester de Paiva Virzi, Juliano Oliveira e
Eduardo Santa Helena
 Segundo o diretor Eduardo Santa Helena, a CPRM está modernizando os processos de gestão, e valorizando o quadro de pessoal da empresa para formar lideranças comprometidas com resultados que visem uma gestão mais eficiente. “Este evento é uma oportunidade de estreitarmos a relação com o TCU, e conhecer as melhores práticas de gestão de pessoal que estão dando resultados”, disse o diretor. Ele destaca ainda que, a CPRM vive uma nova realidade onde é preciso trabalhar em parceria com os órgãos de controle.



O encontro visa apresentar conceitos do modelo de avaliação da governança pública e o levantamento de informações a ser realizado pelo TCU a partir do dia 13 de maio, assim como conscientizar as instituições públicas  que serão avaliadas sobre a importância da governança  de pessoal, cuja melhoria depende da participação direta dessa administração.