segunda-feira, abril 15

Pesquisadores da CPRM conhecem software de fotogrametria


Jorge Luis Nunes apresentando a palestra

O professor da Universidade Estatual do Rio de Janeiro (UERJ) e coordenador do projeto E-Foto, Jorge Luis Nunes, apresentou nesta segunda-feira (15/04) software para fotogrametria digital, que leva o nome do projeto. A palestra aconteceu no Salão Nobre do escritório do Rio de Janeiro e contou com as presenças do chefe do Departamento de Hidrologia, Frederico Peixinho e do chefe da Divisão de Hidrologia Aplicada, Aquiles Monteiro.


Frederico Peixinho conversa com o palestrante
Durante o evento, Nunes apresentou o software, seu funcionamento e alguns possíveis resultados. Segundo ele, o apoio do Serviço Geológico do Brasil pode ter benefício para os dois lados. “A ideia inicial do projeto era desenvolver uma ferramenta para o aprendizado, mas com o apoio da CPRM, podemos transformá-lo numa ferramenta poderosa de pesquisa. Com isso, a própria empresa teria um software livre, capaz de auxiliar ao mapeamento fotogramétrico”, disse ele.


Plateia do evento
O E-Foto busca auxiliar na aprendizagem da fotogrametria e permitir a oportunidade de pesquisar e experimentar esse ambiente, possibilitando o desenvolvimento de trabalhos e projetos profissionais de elaboração de mapeamento topográfico 3D. O software permite a observação e o manuseio de seu código-fonte, para acrescentar contribuições próprias ao projeto. Ele funciona em diferentes sistemas operacionais - Linux e Windows com perfeição, Mac OS com algumas limitações – e permite agregar novas funcionalidades para seus usuários. A ferramenta está disponível no site http://www.efoto.eng.uerj.br, assim como informações e tutoriais de uso.