segunda-feira, dezembro 3

Brasil realiza Reunião de Ministras e Altas Autoridades da Mulher para o Mercosul


Brasília vai sediar de segunda a quarta-feira (3 a 5/12) a 2.a Reunião de Ministras e Altas Autoridades da Mulher para o Mercosul (RMAAM) para debater diretrizes de política de gênero para a região, entre outros temas. A ministra Eleonora Menicucci da Secretaria de Políticas para as Mulheres, da Presidência da República (SPM-PR), preside o evento.


A Reunião foi criada em dezembro de 2011, dando continuidade à Reunião Especializada da Mulher (REM), criada em 1998. Acontece a cada semestre e a sua coordenação segue a ordem de alternância da Presidência Pro Tempore do Mercosul. Atualmente, a Presidência está com o Brasil. Ao todo, com o deste ano, já foram realizados 27 encontros.

Serão realizadas palestras e mesas técnicas com a equipe de especialistas dos ministérios e das instâncias de mulheres dos países do Mercosul. A primeira mesa debaterá “Violência de gênero” e a segunda tratará do tema “Gênero, trabalho e integração econômica”.

A abertura oficial da Reunião de Ministras e Altas Autoridades da Mulher para o Mercosul será hoje (3/11) às 19 horas auditório Vladimir Murtinho do Palácio Itamaraty, em Brasília. Estão confirmadas as presenças da ministra Eleonora Menicucci, de ex-ministras das mulheres, da diretora do Instituto Nacional das Mulheres do Uruguai, Beatriz Ramirez, diretora da Representação Especial para Assuntos da Mulher da Mulher da Chancelaria Argentina, María Julia Rodríguez, vice-presidenta do Instituto Nacional da Mulher, Judith López Guevara, e a embaixadora Vera Machado, subsecretária-geral de Assuntos Políticos do Itamaraty, além de representantes dos países associados.

Também estarão presentes representantes de organizações regionais do movimento feminista e de mulheres credenciadas junto à RMAAM, a exemplo do Fórum de Mulheres do Mercosul e da Articulação Feminista Marcosur. A convite do Fórum, a Coordenadora da Assessoria de Comunicação do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Laura Fernandes participa do evento. O trabalho realizado pela assessoria na questão de gênero e raça tem sido apresentado à várias entidades do governo e sociedade civil, por meio do Comitê Nacional de Pró-Equidade de Gênero e Raça da CPRM.

Organizado pela sociedade civil, acontece o Seminário “Do combate à pobreza às políticas públicas de igualdades: um debate pendente”. O evento é uma realização do Cfêmea, SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia, do Cotidiano Mujer (Uruguai), Centro de Documentación y Estudio (CDE, Paraguai) e Asociación Latinoamericana de Organizaciones de Promoción al Desarrollo (ALOP, México).

Serão apresentados os estudos uruguaio e brasileiro sobre as políticas de combate à pobreza e os desafios da igualdade e debatidas as estratégias feministas para avançar nas políticas de igualdade. Os resultados desse Seminário vão ser apresentados na RMAAM.

Mais informações: