sexta-feira, novembro 9

Encontro reúne representantes da Rede Laboratório de Análises Minerais

Mesa de abertura do encontro
Durante dois dias representantes da rede de Laboratório de Análises Minerais (Lamin) de Manaus, Porto Velho, Belo Horizonte, Belém e Rio de Janeiro, vão discutir e planejar as atividades da rede para 2013. O encontro contou com presença do presença do diretor de Relações Institucionais e Desenvolvimento, Antônio Carlos Bacelar; do superintendente, Manfredo Ximenes; e do assessor da DRI Fernando Carvalho; do Superintendente de Porto Alegre, José Leonardo Silva Andriotti, e da chefe do Lamin, Maria Alice Duarte. A abertura foi nesta quinta-feira (8/11) na Superintendência Regional de Belém.

Élida Pósidon apresenta Sistema de
Gestão de Qualidade
Segundo Bacelar, o evento visa reunir os profissionais da rede para uma troca de experiências que vai permitir a unificação dos procedimentos de análise dos laboratórios. “É interessante que possamos definir padrões e diretrizes para unificar nosso banco de dados”, disse o diretor. O Superintendente de Porto Alegre, que também é coordenador do Lamin, defendeu a necessidade de capacitação e reciclagem constante dos técnicos que atuam nos laboratórios.  

Fernando Carvalho destacou a importância da organização dos dados analíticos coletados. Carvalho lembrou ainda a importância dos dados geoquímicos produzidos pela CPRM com a adoção do marco regulatório do setor mineral brasileiro. “O encontro é o inicio de um processo que vai culminar na elaboração uma norma técnica que fará parte dos manuais da CPRM”, avaliou Carvalho. 
Durante os debates foram discutidos melhorias
 para a rede Lamim

Durante o evento a coordenadora de qualidade do Lamim, Élida Posidon fez apresentação sobre o Sistema de Gestão de Qualidade. A coordenadora destacou a importância dos procedimentos adotados pelo sistema para garantir um padrão de confiabilidade nas análises feitas pelos laboratórios. Ela lembrou ainda que o Lamin é certificado pelo Inmetro.