sexta-feira, setembro 21

Coordenadores do Atlas Pluviométrico definem meta de geração de informações para municípios do projeto Risco Geológico


Coordenadores do Atlas Pluviométrico definem
 as equações de IDF
Coordenadores do Atlas Pluviométrico, desenvolvido pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), estiveram reunidos na Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH), nos dias 17, 18 e 19 deste mês, para avaliar e programar as atividades de definição das equações: Intensidade-Duração-Frequência (IDF).

O projeto Atlas Pluviométrico tem por meta gerar mapas de isoietas (linhas traçadas em um mapa que marca os pontos com igual precipitação pluvial) e entender a frequência de ocorrências de precipitações diárias e o estabelecimento das relações de intensidade, duração e frequência das chuvas intensas.

Na reunião, os pesquisadores definiram como meta estabelecer, até dezembro de 2012, 40 equações IDF para os municípios atendidos pelo projeto de Risco Geológico executado pela CPRM em todo o país.

Participaram da reunião o pesquisador em Geociências do Departamento de Hidrologia (Dehid) e coordenador nacional do Atlas Pluviométrico, Eber José de Andrade Pinto e os pesquisadores em Geociências e coordenadores regionais: Andressa Azambuja, da Sureg-BE; Karine Pickbrenner, da Sureg-PA;e José Alexandre Farias, da Residência de Fortaleza.