domingo, setembro 23

A Agência Japonesa de Cooperação conhece as novas metodologias para mapeamento de áreas riscos


A delegação japonesa foi recebida pelo diretor
Thales Sampaio
Representando o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o diretor de Hidrologia e Gestão Territorial, Thales Sampaio, e a chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais, Maria Glícia Coutinho, receberam nesta quarta-feira (26/9), no escritório do Rio de Janeiro, a visita de delegação da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), composta pelo diretor da instituição, Yasuhiko Kato.

Durante a visita, o geólogo da Divisão de Gestão Territorial, Jorge Pimentel, apresentou as novas metodologias adotadas pela CPRM no mapeamento de áreas de riscos. A ação executada pela empresa está inserida no Plano Nacional de Gestão de Risco e Resposta a Desastres Naturais lançado recentemente pelo governo.   


Apresentação das ações de mapeamento de áreas
de risco
A comitiva, constituída por técnicos da Jica, veio ao Brasil com o propósito de levantar dados para elaboração de um projeto de cooperação na área de gestão de riscos em Desastres Naturais, entre os governos do Japão e do Brasil. A Jica é o órgão do governo japonês responsável por implementar a Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA) que apoia o crescimento e a estabilidade socioeconômica dos países emergentes e tem como objetivo contribuir para a paz e o desenvolvimento da sociedade internacional. 
Para o diretor Yasuhiko, a palestra foi bastante esclarecedora e interessante: “vi o estudo da CPRM sendo realizada na prática em Nova Friburgo, uma das áreas que visitei”, destacou. Na ocasião, estiveram presentes também, os engenheiros civis, Leandro Torres, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e Rafael Oliveira, do Ministério da Integração Nacional (MI).