sexta-feira, agosto 3

Geológos iniciam atividades de campo do projeto Materiais de Construção Civil na Região Metropolitana de Porto Alegre


Área para extração de arenito destinado a confecção de
 "blocos" para calçamento e alicerces de
construções. Osório, Região Metropolitana de Porto Alegre
Geólogos e técnicos do estudo Materiais de Construção Civil na Região Metropolitana de Porto Alegre iniciam as atividades de campo na próxima segunda-feira (6/8) nos municípios de São Jerônimo, Guaíba e Eldorado do Sul. Nos últimos dois meses, os integrantes do projeto discutiram acordos de cooperação técnicas com instituições relacionadas à área de atuação. Em junho, durante uma visita do chefe da Divisão de Minerais e Rochas Industriais, Ruben Sardou, a Porto Alegre, foram feitas duas saídas a campo a algumas regiões.

Em reunião com o superintendente da Fundação de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) Oscar Gilberto Escher, para apresentar o projeto, estiveram presentes, Ruben Sardou, o superintendente regional de Porto Alegre, José Leonardo Silva Andriotti, João Angêlo Toniollo, gerente de Recursos Minerais da unidade, e os geólogos Michel Marquês Godoy e Oscar L. Bertoldo Scherer.

Draga em atividade durante o processo de extração
de areia no leito do Rio Jacuí, na
Região Metropolitana de Porto Alegre
Posteriormente, foram realizadas duas visitas técnicas a Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (FEPAM) para discutir os aspectos técnicos do acordo de cooperação com o diretor-presidente da FEPAM, Carlos Fernando Niedersberg e o chefe da DMIN, geólogo Fabio de Lima Noronha.  

Área de extração de basalto para geração de brita
A quarta visita foi à Sociedade dos Mineradores de Areia do Rio Jacuí (SMARJA), sociedade de capital privado que detém direitos de exploração de areia nas águas do Rio Jacuí, dentro da Região Metropolitana de Porto Alegre. Entre os presentes, Oscar Scherer e Michel Godoy, da CPRM, o diretor presidente da SMARJA, Sandro Alex de Almeida e o geólogo Ivan Luiz Zanette, técnico responsável pelo processo de exploração. Na reunião foram discutidos aspectos relativos às necessidades, em termos de informações, do mesmo.

No início de julho, a Superintendência de Porto Alegre recebeu a visita do geólogo José Carlos Gonçalves, da Superintendência regional de Salvador que chefiou os projetos relativos a materiais de construção nas cidades de Salvador e Aracaju e transmitiu a experiência adquirida nesses trabalhos.