terça-feira, agosto 7

CPRM realiza Perfilagem Geofísica em Araraquara



Unidade móvel será usada pela primeira vez
Araraquara, São Paulo, será a primeira cidade a receber a unidade móvel de Perfilagem Geofísica. O treinamento com a unidade vai ser num poço tubular da Litoteca de Araraquara. Será possível identificar variações litológicas, intervalos fraturados, horizontes produtores de água doce ou salgada, espessura das camadas e a permeabilidade qualitativa das rochas. O trabalho começará na última semana de agosto.


O veículo, adaptado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), faz parte do projeto da perfuração de poço da Rede Integrada de Monitoramento das Águas Subterrâneas (Rimas). Atividade prevê que seja feita toda a operação de perfilagem, incluindo a interpretação dos dados in loco.


Guilherme Nogueira dos Santos, chefe do projeto e o geofísico Luiz Gustavo Rodrigues Pinto, da Superintendência de São Paulo coordenarão o trabalho no município.

Perfilagem Geofísica - Operação realizada em um poço recém perfurado, com a finalidade de analisar o subsolo para assegurar a colocação dos filtros nos locais mais adequados e a obtenção da melhor produção de água possível.