quinta-feira, junho 14

Superintendência de São Paulo inicia projeto em polo cerâmico

Geólogos da CPRM irão participar do projeto no Polo
Cerâmico

Superintendência Regional do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) deu iniciou ao projeto Polo Cerâmico de Santa Gertrudes. O objetivo da iniciativa é o cadastramento das atividades de mineração na região do polo cerâmico, responsável por cerca de 60% da produção de insumos para indústria cerâmica do Brasil.


O trabalho consiste também na elaboração de mapa geológico e do potencial mineral, na escala de 1:50.000, para o Plano Diretor de Mineração do Polo Cerâmico. Outro produto do projeto será o Informe de Recursos Minerais da região, que será elaborado a partir de dados do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT).

Para que o projeto fosse viabilizado foram realizadas reuniões técnicas e visita in loco nas áreas do Polo Cerâmico, que contou com participação dos geólogos da CPRM, Ruben Sardou, Elizete Salvador, Roberto Loreti e Viviane Carillo;  dos representantes da Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (Aspacer),  Luiz Fernando Quilici e  Almir Guilherme;  e do IPT, Marsis Cabral Junior.