quinta-feira, junho 14

Onu Mulheres amplifica as vozes femininas durante a Rio+20


Na Cúpula da Terra em 1992, chegou-se ao acordo unânime de que o desenvolvimento sustentável não pode ser realizado sem a igualdade de gênero. No entanto, hoje, 20 anos depois, as mulheres ainda enfrentam discriminação e continuam a reivindicar direitos, oportunidades e participação igualitários. Na Conferência Rio+20, no Rio de Janeiro, Michelle Bachelet, Diretora-Executiva da ONU Mulheres, afirmara a necessidade de políticas e acordos consistentes para eliminar as barreiras discriminatórias, assegurar o papel central das mulheres no desenvolvimento sustentável, e trazer uma mudança real na vida das pessoas. Ao destacar que a igualdade de gênero é fundamental para um futuro sustentável, os eventos da ONU Mulheres durante a Conferência amplificarão as vozes das mulheres e darão uma amostra das estratégias inovadoras que têm feito diferença nas comunidades ao redor do mundo.


Todos os eventos da ONU Mulheres serão transmitidos ao vivo pelo site www.unwomen.org
Os eventos da ONU Mulheres no Centro de Convenções Riocentro incluem:

18 de junho
Coletiva de imprensa com Michelle Bachelet, Subsecretária-Geral e Diretora-Executiva da ONU Mulheres, e Gro Harlem Brundtland, Ex-Primeira-Ministra da Noruega e Enviada Especial do Secretário-Geral da ONU para Mudança Climática.

Local: Sala principal das coletivas de imprensa, Centro de Mídia, Pavilhão 3
Horário: 10h00-10h30


19 de junho
O Futuro Que As Mulheres Querem: Cúpula de Líderes sobre a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres para o Desenvolvimento Sustentável. 

Centenas de representantes de governos, chefes de delegação das Nações Unidas, sociedade civil e setor privado irão fazer ouvir sua voz nesse dia inteiro da Cúpula organizada pela ONU Mulheres em colaboração com o Governo do Brasil e outros parceiros. Na ocasião, Michelle Bachelet, Diretora-Executiva da ONU Mulheres, fará os discursos de abertura e de encerramento. O evento destacará as estratégias e os programas que fomentam a igualdade de gênero e o desenvolvimento sustentável. Os temas incluem: promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres nas economias verdes; os quadros normativos e a integração dos três pilares (econômico, ambiental e social) do desenvolvimento sustentável; e modelar o novo quadro do desenvolvimento internacional. 

Local: T-2 do Riocentro
Horário: 09h30-18h00


21 de junho
“Chamado à Ação” realizado por Mulheres Chefes de Estado e de Governo sobre o Futuro Que As Mulheres Querem.

Na Cúpula de Mulheres Líderes, organizada pela ONU Mulheres em colaboração com o Governo do Brasil, as Chefes de Estado e de Governo emitirão um efetivo “Chamado à Ação”, dando a garantia de seu apoio e exortando os governos, a sociedade civil e o setor privado a priorizar a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres, e acelerar suas ações neste sentido. A Diretora-Executiva da ONU Mulheres, Michelle Bachelet, que convoca a Cúpula juntamente com a Presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, fará o discurso de abertura do evento e defenderá a ideia de que um mundo em equilíbrio requer uma participação plena e igual das mulheres nas tomadas de decisão. 

Local: P3-1 do Riocentro
Horário: 11h00-13h00