O dia 8 de março, em todo o mundo, é marcado pelas comemorações do Dia Internacional da Mulher. Há 35 anos, a data lembra avanços alcançados pelo gênero e elenca mudanças que ainda são necessárias para que mulheres e homens sejam tratados com igualdade. Com o intuito de reforçar essa ideia, a direção regional do Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça planejou para a Superintendência Regional do Recife (Sureg-RE) uma série de eventos ao longo do mês de março.
A programação teve início com sessão de cinema acompanhada de pipoca e refrigerante no auditório da Superintendência. O pontapé inicial na discussão do tema se deu com exibição do curta-metragem “Acorda, Raimundo... Acorda!”, do diretor Alfredo Alves. O filme, realizado em 1990, trouxe à tona alguns dos impasses da relação homem/mulher ainda bastante atuais. A partir daí foi realizada uma roda de diálogo que tratou dos papéis de gênero, da construção da masculinidade e da feminilidade e dos direitos da mulher e suas conquistas. Presente no evento, a pesquisadora em geociências Maria da Guia Lima, membro da direção nacional do Comitê, apresentou dados da estrutura e da atuação do grupo, além dos desafios e conquistas. Ao final, foram entregues lembranças comemorativas às mulheres da Sureg-RE. No próximo dia 12, a programação elaborada pelo Comitê terá continuidade.
Em uma parceria do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) com o Instituto Embelleze, as mulheres da Sureg-RE receberão, gratuitamente, serviços de corte de cabelo e escovação.