terça-feira, abril 23

Projeto Geociências nas Escolas recebe estudantes de engenharia em Goiânia





Alunos visitam o Museu da SUREG-GO e se encantam com o Sand Box
para simulação de Riscos Ambientais



O Serviço Geológico do Brasil- CPRM recebeu a visita dos estudantes do 5º período do Curso de Engenharia Civil do Colégio Pitágoras, na Superintendência Regional de Goiânia. A agenda faz parte do projeto “Geociências nas Escolas”,  recentemente implementado na Superintendência de Goiânia e tem o objetivo de promover a interação e disseminação do conhecimento geocientífico entre a CPRM e a sociedade. 

Aula prática de Mineralogia conduzida pelo pesquisador 
Francisco Sene Rios
Alunos do Curso de Engenharia Civil participando da Palestra sobre
Riscos Ambientais com a Pesquisadora Vivian Athaydes C. Fernandes
O encontro foi agendado pela professora e coordenadora dos Cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção, Mirtes Tatiane Neisse Boldrin, para mostrar aos alunos a interação da disciplina de Mineralogia com as ações do Serviço Geológico do Brasil. Durante a visita as equipes de Geologia e Recursos Minerais e de Risco Geológico, de Água Subterrânea e de Hidrologia da SUREG-GO realizaram apresentações para permitir maior conhecimento sobre as atividades desenvolvidas pela CPRM. 


Coube ao pesquisador Francisco Sene Rios mostrar a importância dos minerais e rochas em nossas vidas e na sociedade e, em seguida realizou um exercício prático para identificação de algumas amostras de minerais. Já a pesquisadora Vivian Athaydes Canello Fernandes mostrou a atuação da CPRM nas áreas de risco geológico e a importância de se fazer um trabalho preventivo para se evitar a perda de vidas humanas se ocorrerem alguma situação de risco tipo inundações, escorregamentos de massa, etc. A interação entre os pesquisadores e visitantes foi muito positiva e enriquecedora.

Os alunos tiveram também a oportunidade de conhecer o minimuseu de geociências, tirar suas dúvidas e visualizar através do Sand Box, a simulação de riscos ambientais. A estudante Mari se encantou com a oportunidade que teve para “aprender a diferenciar rochas e minerais e poder agregar conhecimentos na disciplina de mineralogia”. E, para Samuel “foi prazeroso conhecer a importância dos minerais para a engenharia civil e, conclama aos colegas que não puderam estar presente buscar esta oportunidade em outra ocasião”. Já a professora e coordenadora Mirtes enfatizou que “a visita propiciou 100% de aproveitamento aos alunos e fortaleceu a importância da disciplina de Mineralogia no curso de Engenharia Civil. E também, conhecer as atividades em áreas de risco ampliou seu horizonte sobre a atuação da CPRM.”

Letícia Peixoto
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br 
(61) 2108-8400