quarta-feira, abril 3

Goiânia realiza a quarta edição do Integra CPRM

Gilmar Rizzotto e Fernando Carvalho inauguram o museu da Superintendência de Goiânia

Em março foi a vez de Goiânia receber mais uma edição do Integra CPRM. O evento contou com a presença dos empregados da Superintendência Regional de Goiânia além do diretor do Departamento de Infraestrutura Geocientífica, Fernando Carvalho.

Em sua quarta edição, o Integrafoi recheado de novidades e contou com duas etapas. No dia 22 de março, os empregados da SUREG viajaram para Alto Horizonte-GO para conhecer a barragem de rejeitos da Mineração Maracá, do Grupo Yamana Gold. O objetivo da visita foi levar empregados que trabalham na área administrativa e técnica da empresa para a segunda maior barragem de rejeitos do Brasil em área, e a terceira em volume.

A equipe da CPRM foi recepcionada pelo gerente geral da mineradora, Daniel Daher, e as explicações técnicas sobre a barragem e a visita ao local foram conduzidas pelo Gerente de Barragem Márcio Rodrigues e pelo engenheiro civil especialista em geotécnica Filipe Costa. Foi explicado à equipe que a barragem em questão foi classificada pelos órgãos competentes com potencial de risco baixo, porém com potencial alto de danos. Esta classificação está baseada, entre outros parâmetros, pelo tipo de método construtivo (o utilizado pela Mineração Maracá é o de “linha de centro”) e possíveis danos à população e meio ambiente em caso de rompimento.

Empregados da CPRM visitam a barragem
de rejeitos da Mineração Maracá em Alto Horizonte-GO
Na semana seguinte, durante o Ciclo de Palestras, realizado no dia 28, os empregados puderam compartilhar o conhecimento em diferentes áreas. Para o superintendente Gilmar Rizzotto, o Integra é sempre um momento de interação entre as equipes. “Este evento nos permite trocar informações e ideias que colaboram com o trabalho em equipe”, ressaltou Gilmar. O superintendente abriu o ciclo de debates falando sobre as quatro revoluções industriais e ressaltou que estamos caminhando para o futuro com as pesquisas sobre os minerais estratégicos.

Em seguida o diretor do Departamento de Infraestrutura Fernando de Carvalho ministrou a palestra “A Trajetória do Serviço Geológico do Brasil” e contou histórias sobre o desenvolvimento da empresa até aqui e o que se pretende atingir nos próximos 50 anos. Também houve um debate sobre os desafios da comunicação na CPRM com a coordenadora de comunicação Letícia Peixoto.

O Superintendente Gilmar Rizzotto dá boas-vindas
aos empregados na quarta edição do Integra em Goiânia
Os empregados conheceram ainda como funcionam os sistemas de alertas de eventos críticos na palestra ministrada pelos pesquisadores Mauro Trindade e Denise Melo. A Advogada Kamilla Brito esclareceu as principais dúvidas sobre a reforma previdenciária e o pesquisador José Alexandre Filho explicou o fenômeno de chuvas intensas e suas aplicações em áreas de mineração.  


Após as palestras todos seguiram para a inauguração do novo CPD e do mini-museu. A montagem de um novo Data Center atende uma orientação do Departamento de Informações Institucionais (DEINF) para padronização das infraestruturas de TI nas regionais visando à implantação de novas tecnologias. Já o museu levará mais interação com a comunidade a exemplo do projeto geociências na escola, informou a Gerente de Infraestrutura Geocientífica  Sheila Knust.

As próximas edições do Integra CPRM estão previstas para abril e serão realizadas em Manaus, Belo Horizonte e Porto Alegre. 

Clique aqui para acessar a galeria de fotos do Integra em Goiânia.

Letícia Peixoto
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
pedro.pereira@cprm.gov.br
(61) 2108 8400