segunda-feira, fevereiro 18

Serviço Geológico do Brasil se reúne com ministro de Minas e Energia e presidente da Embrapii

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, ao lado dos diretores-presidentes da CPRM e da Embrapii
O diretor-presidente da CPRM – Serviço Geológico do Brasil, Esteves Pedro Colnago, participou na última quarta-feira (13/02) de reunião no Ministério de Minas e Energia com representantes da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial). A reunião foi conduzida pelo ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

A Embrapii é uma Organização Social pelo Poder Público Federal que, desde 2013, apoia instituições de pesquisa tecnológica, fomentando a inovação na indústria brasileira.

A pedido do ministro, duas instituições vinculadas ao MME, a CPRM e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), fizeram apresentações sobre suas atividades e sobre projetos que possam ter o apoio da Embrapii.

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial conta atualmente com recursos de três ministérios: Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Saúde. No encontro, o diretor-presidente da Embrapii, Jorge Almeida Guimarães, convidou o MME a se juntar a este grupo.
O ministro Bento Albuquerque determinou que sejam iniciadas as tratativas para viabilizar essa aproximação. A CPRM e a EPE irão participar das discussões.

Entre os participantes do encontro, estiveram presentes também a diretora do Departamento de Geologia e Produção Mineral do MME, Lilia Mascarenhas, o secretário de Energia Elétrica do MME, Ricardo Cyrino, o presidente da EPE, Thiago Barral, o assessor da Presidência da CPRM Paulo Romano e o chefe do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CEDES/SGB-CPRM), Noevaldo Teixeira.

Aproximadamente metade dos recursos para projetos de P&D no âmbito da Embrapii estão ligados às áreas de ação do MME, com destaque para petróleo & gás, transformação mineral e energias renováveis. São R$ 554 milhões em investimentos, sendo 32% de recursos da Organização Social, 52% de empresas e o restante de centros de excelência em pesquisa e inovação.

Para saber mais sobre a Embrapii, clique aqui!



Eduardo Cucolo
Assessor da Presidência
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
Ministério de Minas e Energia 
Fones: (61) 98167-7015 / (61) 2108-8480